Beijing, 20 Nov (Xinhua) – O presidente chinês, Xi Jinping, pediu na sexta-feira esforços para continuar promovendo o desenvolvimento de alta qualidade da Iniciativa do Cinturão e Rota por meio de esforços conjuntos.
A Iniciativa do Cinturão e Rota deve visar um progresso de alto padrão, sustentável e centrado na população, disse Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, ao discursar num simpósio de alto nível sobre a iniciativa.
O simpósio, o terceiro do tipo, foi presidido pelo vice-primeiro-ministro Han Zheng, que também é membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do PCC e chefe do grupo dirigente para a promoção da Iniciativa do Cinturão e Rota.
Nos últimos oito anos, as regiões em toda a China se abriram mais ao mundo através da Iniciativa do Cinturão e Rota, e uma cooperação ganha-ganha foi alcançada entre a China e os países participantes, disse Xi.
Xi também alertou para o ambiente internacional cada vez mais complexo para o desenvolvimento da Iniciativa do Cinturão e Rota, enumerando factores contribuintes, incluindo a concorrência feroz causada por uma nova rodada de revolução científica e tecnológica e transformação industrial, bem como os impactos das mudanças climáticas, covid-19 e outros desafios globais na comunidade humana.
O Presidente chinês pediu uma confiança mútua política mais forte, mais mecanismos cooperativos e uma melhor rede de conectividade ligando terra, mar, ar e ciberespaço.
Ele instou esforços para aumentar o comércio com os países vizinhos, expandir as importações de produtos de alta qualidade, promover a cooperação internacional em capacidade industrial e melhorar a conectividade financeira e os intercâmbios culturais.
Destacando a cooperação em saúde, desenvolvimento verde, indústria digital e inovação, Xi enfatizou que a China continuará a se engajar na cooperação internacional da resposta à covid-19, apoiar os países em desenvolvimento no desenvolvimento de energia verde e de baixo carbono, avançar na iniciativa de Comércio Electrônico da Rota da Seda e nutrir um ambiente aberto, justo, equitativo e não discriminatório para o progresso científico e tecnológico.
As rotas de transporte terrestre devem ser “seguras e sem obstáculos”, ter forças únicas e se complementar umas com as outras, enquanto a conectividade marítima deve ser otimizada, disse ele, exigindo uma conexão sem problemas entre a cadeia industrial e a cadeia de suprimentos.
Projectos para melhorar a vida da população podem ser um meio eficaz para aumentar o senso de realização das pessoas nos países ao longo do Cinturão e Rota, acrescentou.
O estadista também enfatizou o desenvolvimento de uma plataforma de alerta antecipado e avaliação de riscos sob todas as condições para os projectos da China no exterior, e a coordenação dos mecanismos para a protecção dos interesses do país no exterior, esforços globais contra o terrorismo e controlo de segurança.
As respostas à covid-19 devem ser coordenadas com os esforços para promover a Iniciativa do Cinturão e Rota, assinalou ele.
A China treinará e orientará seus cidadãos e empresas no exterior a respeitar as leis e costumes locais e intensificar os esforços para combater o suborno transfronteiriço, ajuntou ele, alertando que as empresas devem regular suas actividades comerciais e não poderão prejudicar o prestígio do país.
Observando que o trabalho relacionado à Iniciativa do Cinturão e Rota deve estar em alta na agenda deles, Xi Jinping pediu aos departamentos relevantes que intensificassem a gestão dos projectos no exterior e o controlo de riscos.
Enquanto presidia à reunião, Han Zheng disse que o importante discurso de Xi forneceu princípios orientadores fundamentais para promover a Iniciativa do Cinturão e Rota através de esforços conjuntos na nova era.
O grupo dirigente cumprirá fielmente seu dever sob a forte liderança do Comitê Central do PCC com Xi em seu núcleo, disse Han.
Inforpress/Xinhua
Fim