Web Summit: Jovem pretende absorver novas experiências e fomentar parcerias na área da tecnologia (c/vídeo)

Cidade da Praia, 11 Nov (Inforpress) – O jovem Luís Pires, um dos seleccionados para representar Cabo Verde na 10ª edição do Web Summit em Lisboa com o startup “Nôs E.R.P” (Sistema Integrado de Gestão Empresarial) pretende “absorver” as experiências e fomentar parcerias na área.

Em entrevista à Inforpress, Luís Pires explicou que o sistema, 100% cabo-verdiano, integra vários módulos como contabilidade, venda, compra, emissão de factura, montados com o objectivo de atender e responder às necessidades do mercado nos serviços electrónicos.

Segundo indicou, “Nôs E.R.P” surgiu da necessidade de também oferecer um sistema de gestão de empresas completamente adaptado aos desafios do mercado e das instituições públicas e privadas, a um preço económico.

No momento, avançou que 120 empresas utilizam o software e que o ‘feedback’ tem sido positivo, com sugestões de melhorias e desenvolvimento de novos módulos.

Para o maior evento tecnológico do mundo, Web Summit, que acontece de 13 a 16 de Novembro, em Lisboa, o jovem disse que pretende absorver e “beber” das experiências dos especialistas e empresários na tentativa de estabelecer novas parcerias e incrementar a utilização da inteligência artificial (IA) no País.

“Já temos o nosso mercado filho que é os PALOP [Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa], basicamente tem os mesmos softwares que estão aqui em Cabo Verde. Já conhecemos, é o nosso concorrente, conhecemos os pontos fortes e fracos e queremos internacionalizar da mesma forma, com o intuito de ter mais empresas a utilizar o nosso sistema “, ponderou.

“Eles vão conhecer a marca, o nosso startup. Outro ganho que podemos ter são as parcerias, conhecer pessoas para podermos também actualizar o sistema, como sabem as tecnologias precisam estar sempre actualizadas”, acrescentou, sublinhando que o propósito vai no sentido de mostrar as qualidades e adquirir novos clientes.

Para a selecção dos vencedores, segundo a organização (GoGlobal), foram levados em conta os critérios de alinhamento estratégico, grau de inovação, potencial de escala e o preparo para receber investimentos.

Acount – Informática e Gestão, Ocean Vison, Helth360, Chuva, Nha Kretcheu Promoções, CV Innovation, HDR Energy, YA, African Coders, Come In Cabo Verde são os seleccionados para participar na feira de negócios.

Mais 10 startups da diáspora cabo-verdiana também marcam presença nesta feira a exporem de forma gratuita.

A Web Summit é a maior conferência da Europa em tecnologias, realizada anualmente desde 2009. A empresa foi fundada por Paddy Cosgrave, David Kelly e Daire Hickey. O tema da conferência é centrado na tecnologia da Internet e os participantes vão desde empresas da Fortune 500 até às pequenas empresas de tecnologia.

LT/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos