Verdefam vai realizar dois mil testes para rastreio das IST na quarta Semana Internacional do Teste

Cidade da Praia, 24 Nov (Inforpress) – A VerdeFam vai realizar dois mil testes de VIH, hepatites e sífilis no âmbito da quarta Semana Internacional de Teste, que visa reforçar a importância de se fazer o teste, rastreios e controlo das Infecções Sexuais Transmissíveis (IST).

A afirmação é da directora executiva da Verdefam, Elizabete Xavier, em declarações à imprensa para falar da quarta edição da Semana Internacional do Teste, que iniciou no concelho da Praia no dia 20 e termina a 26, e que esta sexta-feira está no largo do mercado da Sucupira, na Fazenda, a fazer rastreios grátis.

“É uma estratégia de prevenção porque rastreando-se as pessoas conhecem o seu estado e, nesse caso, há mais sensibilização para se cuidar mais e as pessoas infectadas para recorrem ao tratamento com relação o VIH, hepatite A, B, C e sífilis”, disse alertando as pessoas que o rastreio reforça a importância de se fazer teste.

Segundo Elizabete Xavier, nesta quarta edição da Semana Internacional do Teste a Associação Cabo-verdiana para a Proteção da Família (Verdefam) já começou a realizar rastreios desde o dia 20 e já cobriu, na cidade da Praia, quase todas as zonas do concelho.

“Vamos estar amanhã [sábado] na zona do mercado da Praia, Achada São Filipe e Santa Catarina. Estamos a ver a possibilidade de expandir para outras ilhas de forma a que as pessoas possam fazer rasteiro e poderem assim se cuidar”, disse.

Questionada sobre a situação do país quanto às IST, Elizabete Xavier avançou que as taxas são “baixas” e augurou que se mantenha assim.

Para manter a boa performance nesta matéria, admite a necessidade de se levar os rastreios às comunidades e apelou às pessoas a aderirem, cada vez mais, ao diagnóstico visto ser a melhor forma de prevenção e de salvar vidas.

PC/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos