Universidades privadas criam associação para contribuir para consolidação do ensino superior em Cabo Verde (c/áudio)

Assomada, 05 Nov (Inforpress) – As universidades privadas criaram hoje a Associação Cabo-Verdiana de Instituições do Ensino Superior Privado (ACIESP) cuja finalidade é contribuir para a consolidação do ensino superior, da ciência, da pesquisa, da técnica, da tecnologia, da extensão do País.

Em declarações à imprensa, após a sessão constitutiva da associação, que teve como palco a Universidade de Santiago (US), em Santa Catarina, a presidente eleita Yara Miranda, do Instituto Superior de Ciências Jurídicas e Sociais (ISCJS), considerou o acto “importante e ímpar” para o ensino superior em Cabo Verde.

A também presidente do ISCJS disse ainda que a ACIESP tem ainda como propósito defender os interesses das instituições do ensino superior privado, ter uma voz no sistema do ensino superior e ser ainda parte das soluções e das políticas que têm de ser programadas.

Yara Miranda, que lembrou que o ensino superior no arquipélago ainda é jovem e há um longo caminho a percorrer e cheio de desafios, admitiu, no entanto, que esse caminho nem sempre é difícil.

“A ACIESP pretende dar o seu contributo e ser uma voz activa na definição das políticas para o ensino superior no País”, comprometeu-se.

Sobre a sustentabilidade das universidades, a mesma fonte explicou que ela é transversal a todas as instituições do ensino superior, mas, no entanto, admitiu que as privadas têm as suas particularidades.

A ACIESP é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que integra a maioria das instituições do ensino superior privada do país, sendo membros fundadores o Instituto Superior Ciências Económicas e Empresariais (ISCEE), o ISCJS, a Universidade Intercontinental de Cabo Verde (Unica), a Universidade Lusófona, a Universidade Jean Piaget (UniPiaget) e a US.

Além de escolher os membros dos órgãos sociais, que elegeu como presidente do Conselho Directivo Yara Miranda, a sessão constitutiva serviu ainda para que os membros aprovassem os estatutos da ACIESP.

Fazem parte ainda do Conselho Directivo da associação os reitores da UniPiaget, Wlodzimierz Szymaniak, da US, Gabriel Fernandes, Virgílio Alves da Unica, e o presidente do ISCEE, José da Veiga. O Conselho Fiscal é dirigido pelo reitor da Universidade Lusófona, Carlos Delgado.

FM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos