Universidade de Coimbra celebra primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa com conferência online sobre “O Futuro da Lusofonia”

Cidade da Praia, 04 Mai (Inforpress) – A Universidade de Coimbra celebra esta terça-feira, 05, o primeiro Dia Mundial da Língua Portuguesa, com a realização de uma conferência online intitulada “O Futuro da Lusofonia”, tendo em conta o actual contexto da pandemia do novo coronavirus.

Em comunicado, o referido estabelecimento de ensino superior de Portugal adianta que o evento terá como convidado o secretário-geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, Victor Ramalho.

Ainda segundo a mesma fonte, a conferência será marcada pela intervenção do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão, e João Nuno Calvão da Silva, Vice-Reitor da Universidade de Coimbra.

A conferência, conforme o comunicado, terá transmissão em directo pelas 16h30 no Facebook das Relações Internacionais da Universidade de Coimbra.

A conferência ” O futuro da lusofonia” insere-se na edição das “Conversas na Casa da Lusofonia”, uma iniciativa que visa aproximar os estudantes internacionais da Universidade de Coimbra, e que reúne personalidades de prestígio para analisar temas incontornáveis da actualidade no espaço lusófono.

O dia 5 de Maio foi instituído como o “Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP”, a 20 de Julho de 2009, por resolução da XIV Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, decorrida na cidade da Praia, Cabo Verde.

Entretanto, este ano celebra-se pela primeira vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa, depois de a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) o ter oficializado no passado dia 25 de Novembro de 2019.

CM /JMV

Inforpress/Fim.

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos