Cidade da Praia, 27 Abr (Inforpress) – A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) promove nos dias 29 e 30 um workshop online sobre a desinformação e comunicação face à pandemia do novo coronavírus para os profissionais da comunicação social.
Esta formação, segundo a secretária executiva da Comissão Nacional para a Unesco em Cabo Verde (CNU), Carla Palavra, é realizada pelo sector de Comunicação e Informação do Escritório Regional da Unesco em Dakar, por isso abrange também os profissionais de comunicação social de Cabo Verde.
O objectivo desta webinar, informou, é fazer frente a essa onda de desinformação que se tem verificado nesta época de pandemia do novo coronavírus.
É neste sentido que no dia 30 a formação é disponibilizada excepcionalmente em português para garantir que os profissionais de comunicação social de Cabo Verde e da Guiné-Bissau possam estar em posse de recursos que os permitam detectar falsas informações, ter acesso às políticas sobre informação relativamente à Covid-19.
A intenção é que os jornalistas tenham acesso a “recomendações concretas” de modo a poderem continuar a contribuir ainda mais, de forma eficaz, na conscientização do público, na disseminação de medidas preventivas, fazendo com que a informação chegue a todos, especialmente entre pessoas das áreas rurais e mulheres.
“Hoje em dia temos mais mídias não profissionais, onde entram as redes sociais, os blogs, os artigos de opinião e essa nova camada abre espaço para que a informação tenha muitas interpretações e reinterpretações, daí a importância dos profissionais de comunicação que estarão em posse de ferramentas, de recomendações que lhes permitam fazer o seu trabalho e pensar onde haverá falha na informação e poder contornar isso”, sublinhou.
Para Carla Palavra, o mundo está num momento em que a informação é “poder para agir, combater, corrigir e responder de forma mais assertiva essa crise”.
AM/ZS
Inforpress/Fim