Ulisses Correia e Silva preside hoje à abertura da IX edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa

Cidade da Praia, 20 Jun (Inforpress) – O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, preside hoje, na Cidade da Praia, à abertura da IX edição do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que este ano homenageia escritor cabo-verdiano e Prémio Camões 2018, Germano Almeida.

Com o tema principal “A Literatura Infanto-juvenil”, o encontro, que decorre até o dia 22, na Biblioteca Nacional, é uma iniciativa da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) e da Câmara Municipal da Praia.

Segundo um comunicado de imprensa, para além do tema principal, durante este encontro vão ser debatidos os subtemas “Pôr imagens e sons nas palavras, pôr palavras nas imagens”, “A Literatura Infanto-juvenil, lugar de afecto e da emoção” e “Escrever o mundo, escrever-se a si”.

A sessão de abertura, que acontece no Parque 5 de Julho, será presidida pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia da Silva, e contará com participação do presidente da Câmara Municipal da Praia, Óscar Santos, o do secretário-geral da UCCLA, Victor Ramalho, e do presidente da Empresa de Mobilidade e Estacionamento da Praia (EMEP), Victor Coutinho.

Para a organização, esta homenagem ao escritor cabo-verdiano e Prémio Camões 2018, Germano Almeida, dará um enriquecimento ainda maior a este nono I Encontro de Escritores de Língua Portuguesa.

Para esta edição, estão confirmadas a presença de escritores angolanos Pedro Correia e Cremilda Lima, do brasileiro Andréa Zamorano, da guineense Kátia Casimiro, da moçambicana Conceição Queiroz.

De Cabo Verde estarão presentes Ana Cordeiro, Augusta Teixeira (Mana Guta), Daniel Medina, Germano Almeida, Hermínia Curado Ferreira, João Lopes Filho, Natacha Magalhães e Odair Varela.

Da Galiza participam a escritora Adela Figueiroa Panisse, de Portugal os escritores André Letria, Avelina Ferraz, Daniel Completo, José Fanha e Sílvia Alves, e de São Tome e Príncipe, Olinda Beja.

De acordo com a programação, haverá ainda visitas às escolas de Assomada, Tarrafal e Cidade Velha para falarem com os alunos sobre literatura.
De salientar que as anteriores edições do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa decorreram na cidade de Natal, Brasil (4), em Luanda, Angola (1) e na Cidade da Praia, Cabo Verde (3).

Já participaram mais de 100 escritores, entre os quais escritores consagrados pelos principais prémios literários das literaturas escritas em Língua Portuguesa, incluindo seis prémios Camões, Arménio Vieira, Eduardo Lourenço, João Ubaldo Ribeiro, Pepetela, Mia Couto e Germano Almeida, mas também escritoras e escritores de diferentes gerações e tradições literárias.

AM /JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos