Tarrafal de Monte Trigo: Pescadores obrigados a comprar gelo na cidade do Porto Novo para conservação do pescado

Porto Novo, 20 Out (Inforpress) – Os operadores de pesca no Tarrafal de Monte Trigo enfrentam, há mais de um ano, o problema da falta de gelo para a conservação do pescado e vêm-se obrigados a adquiri-lo na cidade do Porto Novo.

O representante da Associação dos Pescadores do Tarrafal de Monte Trigo, Rui Pires, explicou que a unidade de produção de gelo, instalada, há mais de uma década, nesta comunidade piscatória só consegue produzir, actualmente, 200 quilos por dia.

“Há muitos pescadores que vão comprar gelo na cidade do Porto Novo, porque aqui no Tarrafal de Monte Trigo não conseguem ter este produto”, avançou o representante da associação da classe, segundo o qual a conservação do pescado tem sido um entrave ao desenvolvimento da pesca, nesta localidade.

A unidade de produção de gelo no Tarrafal de Monte Trigo tinha, inicialmente, capacidade de produção de 500 quilos/dia, mas, há um ano, que uma das duas máquinas está inoperante, o que reduziu para menos de metade a sua capacidade de produção.

Para este responsável, Tarrafal de Monte Trigo, pelo seu “grande potencial” a nível das pescas, precisa de uma unidade que consiga produzir, diariamente, entre “uma tonelada e uma tonelada e meia de gelo”.

Rui Pires entende que “a pesca no Tarrafal de Monte Trigo está esquecida”, lembrando que o Governo tem vindo a prometer investir nas pescas nesta localidade, onde uma das maiores preocupações dos pescadores prende-se com conservação.

JM/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos