Tarrafal: Atletas tarrafalenses representam Cabo Verde no campeonato Africano de Powerlifting em Argélia

Pedra Badejo, 24 Out (Inforpress) – Os atletas do concelho do Tarrafal, Niza Mendes e Evilson Tavares, vão representar Cabo Verde no campeonato Africano de Powerlifting que decorre de 25 a 28 de Outubro de 2023, em Algiers, na Argélia.

Em declarações à Inforpress, a vereadora pelo pelouro do Desporto da Câmara Municipal do Tarrafal, Teresa Correia, explicou que os dois atletas foram os melhores levantadores nacionais na época desportiva 2023, e agora vão representar o País, o que é “um orgulho” para os munícipes e para a equipa autárquica.

Para a autarca, esta é “mais uma prova” de que os atletas do município “têm condições físicas e predisposição para a prática do desporto e até mesmo condições para representar Cabo Verde em qualquer modalidade”.

“Não há muitas oportunidades para os atletas de Santiago Norte, neste caso particular os atletas do Tarrafal de Santiago, mas já é visível que estes precisam somente de uma oportunidade para demonstrar o que valem”, realçou, referindo-se às políticas do Governo, reforçando que as “regalias e as condições” que os atletas da cidade da Praia têm diferem das dos atletas da região norte.

Mas no caso do Tarrafal, avançou que a câmara municipal tem feito tudo para apoiar os seus atletas e fomentar a prática do desporto no município e contribuir para o desenvolvimento do desporto no País, pois o orgulho que estes atletas têm dado aos munícipes demonstra que o amor ao desporto e a força de vontade é enorme.

Sendo assim, solicita um maior apoio por parte dos poderes centrais no sentido de se unirem ao poder local para assim trabalharem e disponibilizarem mais meios aos atletas da região norte, neste caso concreto os atletas tarrafalenses que, neste momento, têm vindo a representar o País em outras modalidades, principalmente as individuais, como é o caso do boxe, por exemplo.

Quanto a este campeonato em si, sublinhou que os procedimentos estão a ser trabalhados pela Federação, acreditando que os atletas vão ser acompanhados por um treinador para assim garantir toda a dignidade e uma boa participação dos mesmos enquanto representantes do País.

A atleta Niza Mendes (categoria -76kg) é campeã regional de Santiago Norte e campeã Nacional 2023, e o atleta Evilson Tavares (categoria -105kg), é campeão regional Santiago Norte e campeão nacional 2023, ambos melhores levantadores nacionais na época desportiva 2023.

MC/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos