Cidade da Praia, 12 Mai (Inforpress) – O sistema de saúde de Cabo Verde conta com cerca de mil enfermeiros a trabalhar no activo, apesar de estarem inscritos apenas 800, revelou e hoje à Inforpress a presidente da Comissão Instaladora da Ordem dos Enfermeiros de Cabo Verde.
Segundo Evanilda Santos, que falava à Inforpress no âmbito do Dia Internacional da Enfermagem, que se celebra hoje, sob o lema “Enfermagem: Um mundo na saúde”, 90 por cento desta classe profissional são licenciados.
“Tendo em consideração esta taxa de formados, o nosso desafio neste momento é a especialização, visto que a população, com maior conhecimento, tem exigido melhores tratamentos, pelo que acreditamos que deveria existir um programa de especialização ou mestrado”, precisou.
Como desafios por vencer, Evanilda Santos realçou a necessidade de se enquadrar os enfermeiros licenciados que já estavam no sistema, mas que após a formação ainda não foram reclassificados e continuam a receber como enfermeiros generalistas.
Neste âmbito, a presidente da Comissão Instaladora da Ordem dos Enfermeiros de Cabo Verde alertou para a necessidade de se resolver este problema, no sentido de evitar que o desconforto venha a instalar-se no seio da classe.
Para assinalar o Dia Internacional do Enfermeiro, decretado pelas Nações Unidas e OMS, a Comissão Instaladora da Ordem dos Enfermeiros de Cabo Verde tinha prevista realização de várias actividades, mas devido à pandemia do novo coronavírus todos os eventos foram cancelados.
Lembrou que o estatuto dos enfermeiros foi criado em Julho de 2019 e que a comissão instaladora foi eleita também nessa altura.
O único problema, sublinhou, é que após a criação da Ordem dos Enfermeiros e a Comissão Instaladora da Ordem dos Enfermeiros de Cabo Verde, está por ser constituído os órgãos, que deveriam ser votados a 18 de abril, mas que devido ao estado de emergência ficou para outra oportunidade.
O Dia Internacional do Enfermeiro celebra-se a 12 de Maio, data em que nasceu Florence Nightingale considerada a fundadora da enfermagem moderna.
O Dia Internacional do Enfermeiro celebra-se a 12 de Maio, data em que nasceu Florence Nightingale, considerada a fundadora da enfermagem moderna.
Florence Nightingale deu uma contribuição importante para o redireccionamento da enfermagem, com base no conhecimento epidemiológico da época.
Quando concebeu a acção da enfermagem favoreceu o processo reparativo da doença mediante a utilização do ar puro, luz e calor, da limpeza, da higiene, do repouso à dieta como um mínimo essencial das energias vitais do doente.
A comemoração deste dia é uma homenagem a todos os enfermeiros, com foco na importância que esta classe profissional tem na prestação de cuidados gerais e especializados à população.
PC/JMV
Inforpress/Fim