Serviço de urologia do HAN já diagnosticou 76 casos de cancro de próstata em 2021 – Responsável

Cidade da Praia, 26 Nov (Inforpress) – O Serviço de Urologia do Hospital Agostinho Neto (HAN), na Cidade da Praia, diagnosticou ao longo do ano de 2021, um total de 76 casos de cancro de próstata, dos quais 30 foram submetidos à cirurgia.

Os dados foram revelados à Inforpress pelo director do Serviço de Urologia do hospital central, Mário Frederico, na sequência da realização hoje no Hospital da Praia, de uma sessão clínica sobre o cancro da próstata, sob o lema “Junto na prevenção do cancro da próstata”, direccionada aos médicos e enfermeiros.

O objectivo era de reforçar as estratégias no combate ao cancro de próstata, já que segundo Mário Frederico, é preciso, cada vez mais, promover acções de consciencialização sobre o cancro e incentivar o rastreio para um diagnóstico precoce da doença.

“O cancro de próstata é o mais prevalente aqui em Cabo Verde e a primeira causa de morte nos homens”, disse.

O director revelou que tem havido um aumento de número casos, nos últimos tempos resultado do aumento da procura pelos serviços de saúde por parte dos homens, o que, na sua perspectiva, demonstra que os mesmos estão cada vez mais conscientes da importância da prevenção.

“A situação é um pouco preocupante. A cada dia constatamos mais casos, em estado avançado, ou seja, a maioria dos utentes chega aos nossos serviços num estado em que probabilidade da cura é menor”, destacou.

Aquele responsável avançou ainda que o hospital dispõe hoje de mais médicos urologistas e condições para a realização de cirurgias, o que tem contribuindo para respostas mais atempadas às demandas e com repercussão também na redução das evacuações.

“Este ano, só para terem uma ideia, já fizemos praticamente quase 30 cirurgias de doentes com cancro da próstata, mais a maioria, por volta de 26, foram casos em fase avançado, metastizado (quando apresenta metástases)”, explicou.

O cancro da próstata é a primeira causa de morte nos homens em Cabo Verde.

O dia Mundial de Combate ao cancro da próstata é celebrado a 17 de Novembro, data que deu origem ao movimento “Novembro Azul”, que tem por objetivo chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce das doenças que atingem a população masculina.

ES/MJB//CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos