Semana da Poupança arranca no município do Tarrafal com reforço da importância da literacia financeira

Tarrafal, 25 Out (Inforpress) – A Semana da Poupança, promovida pelo Banco de Cabo Verde (BCV) e vários parceiros, arrancou hoje no município do Tarrafal, no interior de Santiago, com o mote virado a poupança e o reforço da importância da literacia financeira.

A iniciativa, que se enquadra no âmbito do Dia Mundial da Poupança, que se comemora anualmente a 31 de Outubro, vai decorrer até início do mês de Novembro, com palestras na Praia e São Vicente, nos dias 27 de Outubro e 02 de Novembro, respectivamente.

Em declarações à imprensa, o coordenador do Gabinete de Supervisão Comportamental do BCV, José Júlio Dias, disse que mais do que sensibilizar a população, a Semana da Poupança visa reforçar a importância da poupança e da literacia financeira.

Daí, a escolha do município do Tarrafal para acolher a abertura oficial deste evento para que possam também alertar as vendedeiras do mercado municipal e aos alunos da escola secundária sobre a importância da poupança em tempos de crise e que o dinheiro sem educação financeira é dinheiro que desaparece.

“A ideia é trazer incentivos para uma boa gestão do orçamento familiar que por sua vez vai dar lugar a uma boa poupança e ao investimento no futuro”, observou José Dias.

Segundo disse, tendo em conta que a rede internacional da educação financeira manda que a educação financeira comece pelas escolas, o BCV tem elaborado anualmente um plano de educação financeira que abrange a comunidade estudantil e a população em geral.

“Quando falamos em poupança as pessoas pensam logo em dinheiro, mas, poupança é muita coisa: poupança é o recurso e a cima de tudo é o consumo, que tem que ser consciente”, disse, acrescentando que na educação financeira falam, igualmente, do meio ambiente.

Conforme uma nota do BCV, a “Semana da Poupança” tem como objectivo assinalar o Dia Mundial da Poupança, através de acções de sensibilização da população, acerca da importância da poupança.

“Pretende-se com estas acções contribuir para que as pessoas melhorem continuamente a gestão dos seus recursos financeiros, cultivando o hábito da poupança”, lê-se na nota.

FM/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos