São Vicente/Xadrez: Iura Miranda triunfa na pré-eliminatória do campeonato nacional

Mindelo, 27 Set (Inforpress) – O xadrezista mindelense Iura Miranda foi o vencedor da pré-eliminatória do campeonato nacional da modalidade realizada no último fim-de-semana, em São Vicente, da qual saíram mais dois finalistas para a final absoluta. 

A pré-eliminatória do V Campeonato Nacional Individual Absoluto, com um total de 20 jogadores, reuniu os campeões regionais de São Vicente, Santo Antão, São Nicolau, Cidade da Praia e o vice-campeão e mais um jogador do Sal e restantes de São Vicente. 

Iura Miranda, que é o campeão de São Vicente e representa as cores do Clube Sportivo Mindelense, conquistou a prova com um total de 11 jogos, realizados em dois dias e ainda com sessões duplas, conforme avançou à Inforpress o presidente da Federação Nacional de Xadrez (FNX), Francisco Carapinha. 

No segundo lugar classificou-se Gil Teixeira, campeão regional da Praia e jogador da Casa do Benfica, e o terceiro lugar coube a Bruno Santos, da ilha do Sal. 

Os três vão se juntar a mais cinco xadrezistas que já estavam apurados para a final, um na qualidade de campeão nacional do ano passado, outro como vencedor da Taça de Cabo Verde e três como os melhores do ‘ranking’ do mês de Setembro da Federação Internacional de Xadrez. 

Francisco Carapinha admitiu ter sido uma “competição cansativa”, com 11 jogos em apenas dois dias, mas congratulou-se por terem conseguido transmitir oito destes jogos para todo o mundo, através de plataformas mundiais de xadrez na Internet. 

O responsável da FCX considerou, por outro lado, que o nível dos jogos “está a melhorar a cada dia”, o que ficou patente, assegurou, na “alta competição” existentes entre os jogadores e na disputa dos lugares cimeiros. 

“A qualidade dos jogos vêm melhorando, isto tendo em conta que a Federação de Xadrez só tem cinco anos, e iremos passo a passo para chegar ao patamar que queremos”, reiterou a mesma fonte. 

A final, adiantou Fernando Carapinha, contará com oito jogadores e deverá acontecer entre 15 e 20 de Novembro, mas ainda desconhece-se o local.

LN/AA

Inforpress/Fim 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos