São Vicente: Universidade do Mindelo inaugura centros clínicos experimentais para apoiar na investigação e na acção social

Mindelo, 12 Jun (Inforpress) – A Universidade do Mindelo inaugurou na tarde de hoje dois centros clínicos experimentais ligados às Ciências da Visão e Medicina Dentária, que servirão para a investigação dos discentes, mas também com uma vertente social.

O primeiro centro experimental a ser inaugurado foi o das Ciências da Visão, que é, segundo o reitor da Universidade do Mindelo, Albertino da Graça, uma contribuição para São Vicente e Cabo verde, uma vez que se está a introduzir uma nova ordem de profissional, os ortoptistas, que poderão seguramente reduzir a lista de espera em relação às consultas de oftalmologias.

Tendo em conta, conforme a mesma fonte, que “mais de 50 por cento das pessoas” que procuram os oftalmologistas têm problemas que poderiam ser resolvidos por ortoptistas, “sem grandes dificuldades”.

O outro centro será para apoiar o curso de Medicina Dentária, que pretendem abrir no próximo ano lectivo e dar “algum apoio social” às pessoas com “menos capacidades” de procurar as clínicas privadas, normalmente “muito caras”.

“Os utentes deverão contribuir com um pequeno montante, mas com cuidados de saúde sem o menor perigo, já que serão atendidos por estudantes, mas orientados pelos docentes, que estarão por perto”, afiançou.

Agora pretendem obter a comparticipação da previdência social para que seja um “serviço de mais qualidade”, reforçou Albertino da Graça, adiantando que estes dois investimentos passam pela internacionalização da universidade, que quer trabalhar com estudantes estrangeiros nas licenciaturas, mas também nos mestrados e doutoramentos.

Os dois centros foram inaugurados pelo ministro da Saúde, Arlindo do Rosário, para quem estas instituições constituem um “marco de afirmação e uma aposta clara na formação de profissionais com qualidade e preparados para melhor servir a saúde e a população”.

Como resposta à comparticipação do Instituto de Previdência Social (INPS), Arlindo do Rosário garantiu que ainda esta semana vão ser publicadas as novas portarias da segurança social, que vão “eliminar barreiras em temos de incapacidades, mas também na prestação de cuidados na área oftalmológica, da fisioterapia, saúde oral, entre outras”.

A inauguração dos centros clínicos experimentais está enquadrada no Simpósio Internacional de Ortóptica e Ciências da Visão da Universidade do Mindelo, que acontece de hoje até dia 15.

LN/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos