São Vicente: Regata ARC+ marca retoma de actividades da Marina do Mindelo

Mindelo, 09 Nov (Inforpress) – A Regata ARC+ que chega a Mindelo nesta sexta-feira, 12, marca a retoma das actividades da Marina do Mindelo, que vê uma “luz no fundo do túnel” com os 73 barcos participantes do evento.

Conforme a directora de Operações Gerais da Marina do Mindelo, Jaqueline Gomes, a regata, que fará uma travessia Las Palmas (Canárias), Mindelo (Cabo Verde) e Granada (Espanha), teve largada no último domingo, 07, com 73 barcos, que devem chegar a São Vicente no dia 12 e permanecer até dia 19.

“A regata é um ponto importante em São Vicente, porque fortalece o nosso turismo, já que desde o ano passado, por causa da covid-19, diminui-se a entrada de iates, de turismo náutico”, sustentou a responsável, acrescentando que a marina, inclusive, vai contratar mais pessoal de fora para dar resposta à demanda.

A vinda dos navios, segundo a mesma fonte, permitirá aos funcionários sair do ‘lay-off’, o que representa, ajuntou, “enorme satisfação” com esta “luz no fundo do túnel”.

Jaqueline Gomes lembrou que a fonte de renda derivada da regata não é somente em termos comerciais e de abastecimento, mas também na manutenção dos barcos.

“Passamos dificuldades em 2019 e 2020 e, então, esta é uma oportunidade de vir de baixo”, reiterou, admitindo que não é São Vicente que vai movimentar, mas também Santo Antão, onde os velejadores realizam um tour de um dia.

Isto porque, os turistas náuticos são daqueles que consomem dentro da comunidade e não vêm com pacotes ‘all inclusive’, fazendo toda a ilha ganhar.

Entretanto, a retoma, conforme a mesma fonte, está a ser feita com outros barcos, que já estão a fazer reservas e já no próximo ano contam com a regata Viking, com 15 veleiros, com a de Rally Iles du Soleil e novamente ARC+ no mês de Dezembro.

A Regata ARC+ é constituída por 73 barcos, com 314 pessoas, 282 adultos e 32 crianças, de mais de 20 países, entre os quais, França, Estados Unidos, Holanda, Inglaterra, Espanha, entre outros.

Jaqueline Gomes garantiu que todos os participantes vêm vacinados.

A travessia dos iates de Canárias até Mindelo é de cerca de 850 milhas.

LN/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos