São Vicente: Pró-Empresa lança concurso “Bootcamp Feminino” para incentivar mulheres a conceder e desenvolver projectos empresariais

Mindelo, 30 Mar (Inforpress) – A Pró-Empresa – Instituto de Apoio e Promoção Empresarial e a Incubadora Mista de São Vicente realizam a partir de 12 de Abril, o concurso “Bootcamp Feminino”, que visa incentivar mulheres a conceber e desenvolver projectos empresariais inovadores e exequíveis.

O concurso, apresentado nas instalações do Instituto, na tarde de sexta-feira, far-se-á através de uma inscrição ‘on-line’ e presencial e serão seleccionadas 30 mulheres.

Durante um fim-de-semana “intensivo” do concurso-formação, as mulheres começam por apresentar as suas ideias de negócio. Depois desta abordagem serão seleccionadas por votação as cinco melhores ideias.

A partir daí, serão constituídas equipas que terão apoio do “staff” mentores e especialistas da Pró-Empresa, que durante a formação e treinamento vão acompanhar e dar assistência técnica para as mulheres desenvolverem as ideias de negócio. O último dia termina com a apresentação das ideias desenvolvidas.

Escolher-se-ão os melhores projectos, que após concurso vão ter o acompanhamento de um programa de aceleração de ideias através da Incubadora Mista de São Vicente, que tem como parceiro a Câmara de Comércio.

Amílcar Morais, coordenador gabinetes Pró-Empresa Região Norte, que falava durante a apresentação do projecto, discerniu sobre a ideia e a importância de participar neste projecto, que considera “um campo de treinamento” para mulheres que têm ideias inovadoras e que querem empreender.

Amílcar Morais considera a participação neste concurso por si só uma mais-valia, tendo em conta o acesso a rede de contactos, e o apoio dos especialistas para as participantes que têm uma ideia de negócio.

“O importante é virem para este campo de treinamento dessas ideias, onde mostraremos as ferramentas para trabalhar, mas depois queremos o resultado (…)”, salientou.

Durante a apresentação, Hilária Jesus, vencedora do concurso ‘startup’ jovem falou da sua ideia de negócio e incentivou as restantes jovens mulheres a aproveitarem a oportunidade deste concurso.

A vencedora do concurso ‘staruup’ jovem diz-se agradecida a Pró Empresa que desde o início acreditou, acompanhou e orientou a sua ideia. Daí garantir, “saber para onde ir caminhar para vender o seu produto e serviço do seu projecto”.

Já José Lopes, representante da Câmara de Comércio do Norte acredita que “o mais importante é transformar as ideias em serviços, produtos, criar empresas, promover negócio e através disso criar o auto-emprego e empregar outras pessoas”.

Além disso, acrescentou que “através destes ganhos consiga-se ter impacto na luta contra a pobreza e ampliar as possibilidades que a camada feminina tem e deve ter na nossa

O “Bootcamp Feminino” vai decorrer na cidade do Mindelo de 12 a 14 de Abril e visa promover e mobilizar o empreendedorismo feminino através de um concurso de inovação prático.

O foco é incentivar as mulheres a conceber e desenvolver modelos e projectos empresariais inovadores e exequíveis, que poderão candidatar-se a financiamentos através dos programas geridos pela Pró-Empresa, nomeadamente o ‘startup’ jovem e outras linhas de financiamento disponibilizadas pelos bancos comerciais.

VD/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos