São Vicente: Participantes da Urdi 2021 terão de apresentar teste negativo ou certificado de vacina

Mindelo, 21 Set (Inforpress) – O director do Centro Nacional de Arte Artesanato e Design (CNAD), Irlando Ferreira, disse hoje, no Mindelo, que serão exigidos aos artesãos e criativos teste negativo de covid-19 ou certificado de vacina para participarem na Urdi 2021.

Irlando Ferreira avançou esta informação no Centro Cultural do Mindelo, durante a apresentação da Feira do Artesanato e do Design de Cabo Verde (Urdi 2021), que será realizada na Praça Nova.

“Vai voltar para a Praça Nova tendo em conta a apresentação de certificado da vacina contra a covid-19 ou teste negativo porque sobretudo nós que participamos enquanto feirantes teremos de ter um cuidado redobrado porque poderemos passar a covid-19 para mil e uma pessoas. Então teremos de ser nós os primeiros a respeitar as orientações da delegacia de Saúde”, explicou o director do CNAD.

Segundo a mesma fonte, a feira terá como municípios convidados o Sal, por causa da dimensão turística, e a Ribeira Grande de Santiago, pelo facto de ser cidade Património Mundial da Humanidade. Também, explicou, terá convidados do Brasil e de Portugal que poderão participar de forma presencial ou virtual.

Conforme Irlando Ferreira, o sector das artes tem um papel bastante importante naquilo que deve ser a perspectiva do futuro e, por isso, o tema da feira é “imaginar futuros”.

“É preciso reflectir qual é o papel da criatividade no futuro mais justo, mais equilibrado e mais sustentável”, explicou o director do CNAD para quem a residência criativa vai trabalhar sobre a dimensão da água e do barro.

Isto, clarificou, com a perspectiva de “oferecer ao mercado, às empresas e às pessoas um objecto de design bem conseguido e que lhes permita pôr de lado as garrafas de plásticos e usar um outro tipo de utensílio para carregar a sua água”.

Além disso, o director do CNAD avançou que as grandes conversas também vão acontecer, será dado continuidade do prémio Joy Soares e terão novamente concertos musicais na Praça Nova.

O encerramento do concurso de design acontece a 27 de Setembro e a feira Urdi 2021 acontece de 24 a 28 de Novembro.

CD/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos