São Vicente: Novo laboratório de virologia terá valências na saúde pública e no diagnóstico de doenças vectoriais e virais (c/áudio)

Mindelo, 06 Set (Inforpress) – O ministro da Saúde disse hoje, no Mindelo, que o novo laboratório de virologia, a ser inaugurado esta terça-feira, em São Vicente, terá capacidade nas áreas de saúde pública, no diagnóstico de doenças virais e de transmissão vectorial.

Segundo o Arlindo do Rosário, que manteve um encontro de trabalho com o delegado de Saúde de São Vicente, antes o laboratório de virologia estava num espaço emprestado pelo Ministério do Mar, mas foi disponibilizado um novo espaço na delegacia de Saúde de São Vicente para o acolher.  

Após a transferência dos equipamentos, explicou, vai-se incorporar ao novo laboratório a área da saúde pública para o diagnóstico de doenças de transmissão vectorial e virais nomeadamente o SARS-CoV-2.

“O que inauguramos antes era mais para a componente clínica para dar resposta à demanda dos centros de Saúde em termos de exames clínicos. O novo laboratório já está montado e será para o presente e o futuro, na medida em que está a dar respostas a situações de covid-19 e vai ter uma capacidade na área da saúde pública e no diagnóstico de outras situações virais importantes inclusive de arboviroses, doenças como a dengue, o zika, entre outros”, clarificou.

Segundo o ministro, com isso o Governo está a “criar capacidades pós covid-19, aproveitando os momentos de maiores desafios para descobrir as oportunidades”. Desta forma, sintetizou, “São Vicente vai ficar muito bem servido em termos de resposta”.

Na manhã de hoje, além do encontro de trabalho com o delegado de Saúde de São Vicente, o ministro visitou postos de vacinação nos diversos centros de Saúde na ilha.

CD/HF

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos