São Vicente: Mindelact arranca na sexta-feira com mais de 40 espectáculos em cinco palcos diferentes

Mindelo, 31 Out (Inforpress) – A 29ª edição do Festival Internacional de Teatro do Mindelo (Mindelact) arranca sexta-feira, 03 de Novembro, com mais de 40 espectáculos que vão decorrer em cinco palcos diferentes sob o signo da “Liberdade”, lema do evento.

Esta informação foi avançada hoje em conferência de imprensa, no Mindelo, pelo membro da direcção da Associação Artística e Cultural Mindelact, Jeff Henssey.

Conforme a mesma fonte, o festival principia na zona de Lazareto, São Vicente, com a criação “Bochizami”, um espetáculo de Flávia Gusmão que será exibido numa garagem de um hotel, em homenagem à falecida activista cultural Samira Pereira.

“Temos mais de 40 apresentações distribuídas por cinco palcos diferentes. Para além de Cabo Verde, temos companhias que vêm principalmente de Portugal que, este ano, é o país mais representado no Mindelact. Também temos peças do Brasil, da África do Sul e da Espanha”, afirmou.

Segundo a mesma fonte, os espectáculos do festival vão ser distribuídos pelo Palco 1, que será no Centro Cultural do Mindelo (CCM), e que vai receber as peças de maior envergadura, pelo Palco 2, denominado Tripé, no espaço da ex-Academia das Artes Integradas do Mindelo (ALAIM), que vai acolher todas as peças criadas no âmbito do projecto Tripé das Ilhas, desenvolvido pelo Mindelact, de São Vicente, pela Associação Raiz di Polon, de Santiago, e pelo Projecto Chiquinho, de São Nicolau.

O Palco 3 são os diversos palcos e espaços alternativos que vão acolher peças de rua, o Palco 4 será o pátio do CCM e vai receber o tradicional “Ciclo de Contadores de Estórias”, e o Palco 5 será a extensão do festival à Cidade da Praia, mais precisamente no Centro Cultural Português da Praia.

“No Palco 1 teremos diversos artistas cabo-verdianos, como a companhia Raiz di Polon que vai apresentar a peça “Coração de Lava”, baseada na obra de José Luís Tavares, teremos “Conversa d´dod”, de Di Fortes, de São Vicente, e “Outra Tempestade”, que é uma peça do Teatro da Garagem em coprodução com o Mindelact e que inclui actores cabo-verdianos como Deka Saimor, Emerson Henrique e Herlandson Duarte”, acrescentou Jeff Henssey.

Conforme Zenaida Alfama, também integrante da direcção, este ano a programação da 29º Mindelact é maioritariamente composta por espectáculos dirigidos e interpretados por mulheres.  A mesma destacou ainda que no decorrer do festival será inaugurado a exposição “Soliloquy”, do artista Yuran Henrique, dedicada ao produtor teatral Daniel Monteiro, falecido este ano no Mindelo.

CD/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos