São Vicente: Médicos brasileiros ministram formação na área de genecologia no Hospital Batista de Sousa

Mindelo, 29 Mar (Inforess) – Um grupo de 12 médicos do Hospital Batista de Sousa iniciou hoje, em Mindelo, um “Curso teórico e prático de cirurgia ginecológica”, que será ministrado por três médicos e um anestesiologista brasileiro.

Durante oito dias, os médicos do Hospital Batista de Sousa terão a oportunidade de trocar experiência na área ginecológica e de cirurgia com um grupo de médicos brasileiros através de um curso teórico-prático.

O cônsul do Brasil em Cabo Verde, Celso Sertori, explicou que a ideia surgiu no ano passado e a intenção é que os médicos brasileiros com muita experiência em cirurgia venham compartilhar os seus saberes com os colegas cabo-verdianos.

O coordenador da equipa de médicos brasileiros, Paulo Alves, disse que o grupo está em São Vicente para servir o hospital, principalmente em algumas cirurgias que são realizadas.

“Para nós, é uma emoção estar aqui, e, na verdade, estamos apreendendo mais, porque estamos aqui para servir. (…) Vamos compartilhar a grande experiência e o nosso aprendizado que temos em cirurgia e não só”, adiantou Paulo Alves, que diz-se engrandecido com o convite.

Já a chefe do Serviço de Ginecologia, Teresa Martins, vê nesta formação uma chance dos médicos cabo-verdianos se actualizarem nas técnicas novas da medicina e a prática de artimanhas e minucias de realizar algumas cirurgias.

“A experiência deles que é o mais importante, porque pode-se abrir um livro e ver técnicas novas a serem usadas. Mas uma equipa experiente que vem mostrar não só o trabalho, mas também as minucias e manhas noutros tratamentos, é importantíssimo”, salientou.

Além disso, acrescentou, o Brasil tem algumas limitações que parecem muito com as nossas. Então esta experiência que não exige muita tecnologia, e nem muito investimento, para nós é extremamente valida.

Durante o primeiro dia desta formação estiveram a abordar algumas patologias genecologias e, a definir as cirurgias e tratamentos ginecológicos que serão realizados pelos médicos brasileiros junto com médicos do Hospital Baptista de Sousa.

VD/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos