Mindelo, 11 Mai (Inforpress) – A mostra de cinema documental do Centro Cultural Português do Mindelo (CCPM), Maio Doc, acontece de 25 a 30 deste mês e contará com assistência presencial, mas com medidas de precaução e lotação limitada.
Segundo o director do CCPM, João Branco, avançou à Inforpress, a 13ª edição deste ciclo de cinema não deixará de acontecer e vai apresentar cinco filmes de países lusófonos e estrangeiros, “quase todos” em estreia em Cabo Verde.
Desta forma, conforme a mesma fonte, o evento que normalmente acontece nas instalações do centro, desta vez realiza-se na Academia Livre das Artes Integradas do Mindelo (ALAIM), que permite ter muito mais espaço para o distanciamento social.
“Vamos tomar todas as medidas de precaução, desde disponibilização de álcool gel na entrada para higienização das mãos, distanciamento social e ainda diminuir a lotação”, assegurou João Branco, adiantando que a sala reservada, com capacidade para 200 pessoas, vai ser ocupada com um quarto deste número.
“Será uma forma das pessoas retomarem aos poucos a vida social e cultural fora da porta das suas casas”, sublinhou o responsável, que tranquiliza as pessoas para aproveitarem o Maio Doc, já que “vão ser garantidas todas as medidas de conforto e segurança”.
Além disso, segundo a mesma fonte, outra das razões para participar no ciclo de cinema documental será, com certeza, os filmes escolhidos pelo curador Rui Simões, maioria com estreia no País.
“O único que não será estreia é ‘Kmedeus’, mas é um filme documentário que fala de Mindelo e que não poderia ficar de fora precisamente de uma mostra de cinema documental”, assinalou João Branco, elogiando este filme do realizador cabo-verdiano Nuno Miranda.
Além de “Kmedeus”, o Maio Doc, agendado de 25 a 30 deste mês, é composto pelo “Elinga” de Paulo Azevedo (Angola), “A Dança das Máscaras” de Sara Gouveia (Portugal/África do Sul), “Via Cipriano” de Lea Schedule (Itália/Alemanha) e “To Sama” de Waad Al-Kateab, Edward Watts (Síria).
João Branco informou ainda que a biblioteca do CCPM já foi reaberta ao público e com todas as medidas de prevenção do novo coronavírus impostas.
O laboratório de virologia do Instituto Nacional da Saúde Pública anunciou mais 14 novos casos da covid-19 registados em Cabo Verde nas últimas 24 horas, todos no concelho da Praia, elevando para 260 confirmados em todo o País e 58 recuperados.
Dos casos confirmados regista-se duas mortes, um turista inglês de 62 anos na ilha da Boa Vista e uma idosa de 92 anos, na Cidade da Praia.
A nível internacional já morreram maia de 282 mil pessoas e há mais de 4, 1 milhões de infectados em 195 países e territórios desde o início da epidemia, em Dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan.
LN/CP
Inforpress/Fim