São Vicente: Livro “José Maria Neves, Por Cabo Verde” é lançado hoje no Mindelo

Mindelo, 20 Set (Inforpress) – A editora Rosa de Porcelana apresenta hoje, no auditório da Universidade do Mindelo, em São Vicente, o livro “José Maria Neves, Por Cabo Verde” da autoria do jornalista português José Sousa Dias.

Em declarações à Inforpress, Filinto Silva, da editora Rosa de Porcelana, explicou que o livro, de cerca de 260 páginas, é uma biografia do antigo primeiro-ministro de Cabo Verde feito pelo jornalista “sénior da Agência Lusa, José Sousa Dias e que conhece bem a realidade cabo-verdiana”, onde serviu como profissional de imprensa.

A obra, explicou, traz algumas “considerações e entrevistas feitas a várias personalidades, nacionais e internacionais”, sobre a figura e o percurso de José Maria Neves.

“José Sousa Dias conhece bem a realidade política cabo-verdiana e escreveu o livro onde faz, não só considerações e entrevistas em que colhe depoimentos de várias personalidades sobre a figura de José Maria Neves porque ele também o considera um dos grandes estadistas de Cabo Verde”, explicou Filinto Silva.

Segundo a mesma fonte, os depoimentos que constam da obra biográfica de José Maria Neves foram feitos por pessoas que conviveram com ele, enquanto estudante e do seu percurso enquanto político e primeiro-ministro de Cabo Verde e em outras esferas.

Entre as personalidades que deram depoimentos para o livro, Filinto Silva destacou Carlos Feijó, da Universidade Agostinho, Luanda, do antigo Presidente da República de Cabo Verde, Pedro Pires, ex-Presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, o antigo Primeiro-Ministro de Angola, Marcolino Moco, do presidente do PAIGC e antigo primeiro-ministro da Guiné Bissau, Domingos Simões Pereira.

Também contribuíram com entrevistas o antigo primeiro-ministro de Portugal, Francisco Pinto Balsemão, e o ex-Presidente do governo espanhol, José Luiz Zapatero, o Presidente do Partido Socialista Português (Carlos César) e o ex-primeiro-ministro de Portugal Pedro Santana Lopes.

A apresentação da obra, no Mindelo, estará a cargo da professora Isabel Lobo. Conforme Flinto Silva este é o primeiro acto de lançamento da obra biográfica em Cabo Verde, mas a intenção é fazer lançar o livro na cidade da Praia, na Assomada, cidade natal de José Maria Neves, e, futuramente , em outros locais.

Segundo Filinto Silva, além da biografia de José Maria Neves, a editora Rosa de Porcelana vai lançar outras biografias sobre personalidades cabo-verdianas, dos quais se destacam o da poetisa Vera Duarte e o do escritor e poeta cabo-verdianodo e prémio Camões/2009, Arménio Vieira.

CD/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos