São Vicente: Governo ausculta entidades do sector para determinar medidas para ilhas sem casos de covid-19

Mindelo, 07 Mai (Inforpress) – O ministro da Economia Marítima, Paulo Veiga, reuniu-se com entidades do sector para discutir modelos de gestão das infraestruturas marítimas das pescas existentes e a “correcta adequação dos serviços prestados” no sector em ilhas sem covid-19.

O encontro, realizado na quarta-feira, 06, contou com representantes do Instituto Marítimo e Portuário (IMP), da empresa gestora dos portos (Enapor), da Direcção-geral dos Recursos Marinhos e da Inspecção-geral das Pescas, e teve como objectivo a recolha de subsídios e contributos para a adopção de medidas a serem tomadas a partir de agora, sublinhou a assessora Maísa Cardoso, à Inforpress.

Segundo a mesma fonte, as novas directrizes de gestão das infraestruturas marítimas das pescas existentes e a “correcta adequação dos serviços prestados” estão a ser discutidas e deverão ser divulgadas até à próxima semana.

O próprio ministro Paulo Veiga, entrevistado pela RCV, falou da possibilidade de abertura das ligações marítimas de passageiros entre as ilhas que não estão em estado de emergência e que não têm casos positivos da covid 19.

Para que isso aconteça, conforme o ministro, há que criar os procedimentos para garantir, por exemplo, o distanciamento, o uso de máscaras e preparar os portos, gares e navios para esta nova realidade.

Estão a ser ponderadas, entre outras medidas, as lotações dos navios, a criação de zonas de rastreio nos portos e as informações a serem disponibilizadas.

No encontro desta quarta-feira foram discutidas ainda algumas melhorias que podem ser implementadas nos procedimentos de registo e licenciamentos de navios.

LN/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos