São Vicente: Filme “Uma Memória” vence concurso “Filme 1 minut” do festival Oiá

Mindelo, 02 Nov (Inforpress) – O filme “Uma Memória”, concorrente de Portugal, foi o vencedor da categoria Tema Livre do concurso de curtas-metragens do Festival Internacional de Teatro do Mindelo (Oiá) que decorreu este final de semana em São Vicente.

O anúncio foi feito durante o acto de entrega dos prémios realizado na noite de hoje, na Galeria Zero point Art, no Mindelo, e que revelou “Uma Memória” como o filme vencedor entre mais 13 concorrentes, oriundos das ilhas de Cabo Verde, mas também de Portugal, Holanda e Brasil.

A película é da autoria de Luísa Mendes de Barros, que não esteve presente para receber o prémio por estar em Portugal, e, conforme informações do dossiê do concurso, trata-se de imagens e sons que lembram um momento da infância da autora, algo que lhe traz um “imenso sentimento de saudade”.

“Nôs mar, nôs riqueza”, de Ederlindo Matias, de Salamansa (São Vicente), venceu na categoria Zonas, e, segundo o autor, é a concretização de um sonho há muito acalentado na área do audiovisual.

O júri atribuiu ainda uma menção honrosa ao “Proteja o mar”, da autoria de Logan Scarcello, de São Vicente, que com 10 anos revelou ser o concorrente mais novo a participar neste evento de filmes de um minuto, mas, ainda assim conseguiu distinguir-se.

Logan Scarcello foi incentivado a não parar pelo produtor do Oiá, Ednilson Almeida, mais conhecido no meio artístico por Tambla Almeida, que acredita que este ainda tem muito para dar, apesar de ser muito novo.

Tambla Almeida também assegurou que o Oiá 2023 foi uma das edições mais desafiantes pela escolha de voltar o foco para comunidades mais distantes de São Vicente, Salamansa, Calhau e São Pedro.

Entretanto, afiançou que vai continuar este trabalho e ajudar essas comunidades a se fortalecerem “lá onde for possível”.

Por outro lado, a organização do evento desenhou para esta nona edição um “festival itinerante”, que deverá passar por outras ilhas do país, a acontecer a partir dos próximos meses, até Junho de 2024.

O festival deste ano também deve servir de preparação para a “grande edição” de 2024, décima edição, que terá como homenageado Amílcar Cabral, conforme anunciou antes Tambla Almeida.

LN/JMV

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos