São Vicente: Festejos de Halloween a ganhar cada vez mais força no Mindelo

Mindelo, 01 Nov (Inforpress) – Os festejos do Dia das bruxas (Halloween) está a cada ano a ganhar mais força, no Mindelo, e a permitir aos operadores económicos lucrar com mais esta festa que já entrou na calendarização da ilha.

Foram centenas de jovens que saíram na noite desta terça-feira, 31 de Outubro, às ruas da cidade do Mindelo, na maioria trajados de preto e com muita criatividade nas vestimentas para celebrar essa manifestação cultura importada da Europa e dos Estados Unidos da América.

As opções para divertimento mostraram-se diversas com as discotecas, pubs e bares a apresentarem ofertas, também diversificadas, tanto em termos de actuação musical, decoração e mesmo nos preços dos bilhetes de entrada.

Tudo isso para cativar as bruxas e feiticeiros, freiras, noivas, joker, e tantas outras figuras que ousaram “voar” nas suas vassouras pela noite do Mindelo.

O Halloween, chamado de Dia das Bruxas em português, é uma festa com temas sombrios e comemorada anualmente em 31 de Outubro.

A palavra Halloween é uma abreviação da expressão All Hallows’ Eve pela junção das palavras hallow, que significa “santo”, e eve, que significa “véspera”, pois ocorre no dia anterior à celebração do Dia de Todos os Santos.

A origem da festa do Halloween possui uma grande trajectória, visto ser praticada há mais de três mil anos. Ela surgiu com os celtas, povo que era politeísta e acreditava em diversos deuses relacionados com os animais e as forças da natureza.

Os celtas celebravam o festival de Samhain, o qual tinha a duração de três dias, com início no dia 31 de Outubro, neste além de se comemorar o fim do verão, comemorava-se a passagem do ano celta, que tinha início no dia 01 de Novembro.

Acreditava-se que nesse dia os mortos se levantavam e se apoderavam dos corpos dos vivos. Por esse motivo, eram usadas fantasias e a festa era repleta de artefactos sombrios com o intuito principal de se defenderem desses maus espíritos.

Mais tarde, durante a Idade Média, a Igreja começou a condenar o evento, e daí surgiu o nome “Dia das Bruxas”.

Nos Estados Unidos, a tradição do Halloween é muito forte. Foi levada por imigrantes irlandeses no século XIX e desde então, a festa é o maior sucesso.

LN/JMV
Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos