São Vicente: Escritor Nuno Martins lança novo livro de poesia todo pensado em português

Mindelo, 06 Ago (Inforpress) – No (In)verso do Barro é o mais novo livro do escritor mindelense Nuno Martins, “todo ele escrito e pensado” em português e que representou um “desafio”, assegurou o autor hoje durante a apresentação à imprensa.

“No (In)verso do Barro” representa assim o sexto livro de poesia deste autor, que é um dos poucos escritores cabo-verdianos, que escreve originalmente em inglês e depois com traduções para português e que disse ter abraçado o “desafio” de fazer o contrário.

“Normalmente, escrevo em inglês, mas “No (In)verso do Barro” é todo ele pensado, idealizado em português”, garantiu Nuno Martins, adiantando ter se inspirado no trabalho de um oleiro.

Assim, para ter este produto final, de um pequeno livro, que até para se ler tem que ser ao contrário, foi preciso, segundo a mesma fonte, uma “preparação mental” e uma “meditação diferente”.

“E o livro tem por trás uma matemática, com 41 versos em poesia, três pequenos textos em prosa, que representam 44, que é a idade que tenho neste momento e cada poema tem seis linhas religiosamente”, explicou durante a apresentação à imprensa, realizada no principio da tarde de hoje na Biblioteca Municipal, no Mindelo.

O livro de poesias terminou de ser escrito em Março de 2018, ficando à espera, ajuntou, das prosas, que representam a água, a luz e o vento, e que é lido de trás para frente, uma vez que o autor decidiu sair “um pouco fora da caixa” e continuar nos “conceitos diferentes” que sempre opta por trazer com os seus livros.

O primeiro livro de Nuno Martins “Abandoned by Wolves, Raised by Flowers” foi publicado há 20 anos e na tradução contou com ajuda do professor e artista plástico António Firmino.

Depois disto, o escritor, conjuntamente às funções de Gestor, dedica-se à sua arte tendo concluído recentemente, em 2017, o tríptico poético intitulado “Imagine Morraud” e de seguida “Alfaiate de Sílabas” em 2019.

O lançamento de “No (In)verso do Barro” ao público acontece nesta quarta-feira, no espaço cultural Bombu Minino, na rua São João na baixa de Mindelo, onde vão ser feitas filmagens, que resultarão num vídeo.

LN/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos