São Vicente: Delegacia de Saúde realiza reunião para delinear estratégias de prevenção e controlo da dengue

Mindelo, 12 Nov (Inforpress) – A direcção da Delegacia de Saúde de São Vicente realiza, na segunda-feira, um encontro com os responsáveis das instituições públicas e privadas de saúde da ilha para juntos definirem estratégias de prevenção e controlo da dengue.

De acordo com nota da Delegacia de Saúde de São Vicente, a reunião acontece após terem sido confirmados dois casos de dengue na cidade da Praia pelo Instituto Pasteur de Dakar, no Senegal, e do registo de 10 casos suspeitos também no concelho da Praia.

Assim, prosseguiu, o encontro que deverá acontecer ao início da tarde de segunda-feira no auditório da Delegacia de Saúde, terá o intuito de traçar as melhores estratégias para prevenir e controlar a doença e minimizar as suas consequências.

Cabo Verde foi fustigado pela epidemia da dengue em 2009 com registos que apontaram para 21.383 casos suspeitos, com evolução de 174 para febre hemorrágica e seis óbitos.

De Janeiro a Junho de 2010, o País registou 305 casos de dengue, sendo os concelhos da Praia e São Filipe os que foram afectados.

O País voltou a registar em finais de Dezembro de 2016 até Fevereiro de 2017, 23 casos de dengue.

Em Cabo Verde existem duas espécies de mosquitos transmissores de doenças, designadamente o Anoppeles gambiae – vector do paludismo –, e o Aedes Egypti – vector da dengue, febre-amarela, chikungunya.

CD/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos