Mindelo, 20 Out (Inforpress) – A Associação dos Amigos da Natureza e o CERAI apresentam hoje, no Mindelo, a Colecção de Cadernos de Agro-ecologia, que pretende apoiar os agricultores na prática da agricultura sustentável, conforme informações avançadas por Aguinaldo David.
Segundo adiantou à Inforpress o responsável da associação, este projecto enquadra-se num projecto maior “Aliança para o Direito Humano à Alimentação Adequada e Iniciativas de Empoderamento de Jovens e Mulheres Rurais”, que também serve de mote para a semana da alimentação, realizada até o dia 23, no Mindelo, e cujo lema é “Sistemas alimentares sustentáveis”.
Os cadernos, conforme a mesma fonte, também incidem sobre esse programa de agro-ecologia, para a estratégia de conservação da paisagem terrestre e para a resiliência das comunidades rurais, inseridas em áreas protegidas das ilhas de Santiago, Santo Antão e São Nicolau.
“Através deste projecto recolhemos um conjunto de informações e conhecimentos tradicionais das pessoas, dos quais resultaram a produção destes cadernos”, explicou Aguinaldo David, referindo-se à agro-ecologia como uma “ciência que aborda a produção sustentável”.
A actual colecção, com quatro cadernos, versa no primeiro a base da ecologia, incidindo sobre a transformação das paisagens rurais, mas de uma forma sustentável; o segundo caderno fala sobre a fertilidade dos solos com adubos naturais; o terceiro sobre a prevenção e controlo de pragas de forma natural e, por último, um caderno referente à pecuária sustentável e como poderá ser aproveitado na agricultura.
Aguinaldo David assegurou que a Associação Amigos da Natureza (AAN) e o Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI) pretendem, nos próximos tempos, lançar mais cinco cadernos, desta feita “mais vocacionados” para os negócios rurais, e que serão também produzidos por técnicos nacionais e estrangeiros
A apresentação da colecção ocorre no final da tarde de hoje, num dos hotéis da cidade do Mindelo, contando com a participação dos autores dos cadernos, de técnicos da área e associações de agricultores da ilha.
A Semana da Alimentação Adequada – Do Direito à Política, do Consumo à Produção Sustentável, que decorre de 19 a 23, contempla outras actividades como uma exposição de fotografias sobre a vida no campo, realizada nesta quinta-feira, 21, no Mercado Municipal do Mindelo.
No mesmo dia acontece ainda uma tertúlia que terá como lema “Agricultura como ferramenta de conservação da paisagem e da segurança alimentar”.
Para os dias 22 e 23 está agendado o simpósio “Sistemas alimentares sustentáveis”, no Centro Cultural do Mindelo, que, segundo a mesma fonte, deverá contar com a presença da embaixadora da União Europeia, co-financiadora do projecto.
A semana da alimentação enquadra-se na comemoração do Dia Mundial da Alimentação (16 de Outubro) e tendo como pano de fundo o Ano Internacional das Frutas e Legumes (2021), definido pela FAO, a Década das Nações Unidas para a Agricultura Familiar (2019-2028) e Década para a Acção na Nutrição (2016-2026).
LN/AA
Inforpress/Fim