São Vicente: Alunos da escola secundária Jorge Barbosa declamam poesias pelas ruas do Mindelo

Mindelo, 21 Mar (Inforpress) – Alunos e professores da escola secundária Jorge Barbosa declamaram poesias durante a manhã de hoje pelas ruas do Mindelo e em alguns estabelecimentos públicos e privados para comemorar o Dia Mundial da Poesia.

Pessoas que passaram por alguns estabelecimentos comerciais e ruas da cidade do Mindelo foram agraciados com poesia e crónicas de poetas cabo-verdianos e brasileiros, na voz de três grupos de alunos do 11° e 12° ano da escola secundária Jorge Barbosa.

Esta actividade enquadra-se no projecto “Spoken word-literatura na cidade” e o Dia Mundial da Poesia e, conforme adiantou à Inforpress a professora de Língua Portuguesa Maria da Luz, a ideia surgiu através da coordenação da disciplina que apresentou a proposta à direcção da escola como uma actividade extracurricular.

A mesma fonte disse que houve uma “aceitação positiva” das pessoas que reagiram “com surpresa” às declamações de crónicas e poesias dos escritores Luís Fernando Veríssimo, João Furtado, Dina Salústio, Vera Duarte, Flor Bela Espanca e Carlos Drumon de Andrade.

Pedro Santos, que passava pela Rua de Lisboa, foi um dos “privilegiados” em ouvir da voz de uma aluna uma poesia, actividade que classificou de “louvável” e que deveria realizar-se “mais vezes” e não somente no Dia Mundial da Poesia.

“De vez enquanto num final de um trimestre os alunos poderiam sair à rua para mostrar o aprendem nas escolas em termos literários”, concretizou a mesma fonte.

O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de Março e foi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO, em 16 de Novembro de 1999, com o propósito de promover a leitura, a escrita, a publicação e o ensino da poesia através do mundo.

VD/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos