Achada Igreja, 22 Nov (Inforpress) – A secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, manifestou hoje a intenção do Governo em trabalhar em parceria com a edilidade salvadorenha para dotar São Salvador do Mundo de um espaço para convivência de idosos.
Lídia Lima falava à imprensa no final da sua visita realizada hoje ao município de São Salvador do Mundo, para constatar ‘in loco’ a realidade social do município e alguns projectos sociais implementados pelo Governo.
Sobre o espaço para convivência de idosos, avançou que tendo em conta, que o espaço do antigo ICCA em Achada Leitão está degradando, o mesmo vai ser reaproveitado e transformado num centro comunitário com várias valências e intervenções em várias áreas com a terceira idade, com a infância e com juventude.
“(…) Vamos analisar a proposta a nível do Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social, o que pode fazer o Governo no sentido de transferir este edifício para a Câmara Municipal de São Salvador do Mundo para que esta possa, efectivamente, fazer um projecto comunitário e apoiar jovens, crianças e idosos”, comprometeu-se.
Além da necessidade deste município do interior de Santiago ter um centro comunitário que poderá dar várias respostas em várias frentes, a governante apontou como “prioridade” o reforço do transporte escolar para alunos do ensino básico, que a edilidade salvadorenha tem assumido sozinha.
Lídia Lima anunciou ainda que o executivo vai apoiar mulheres chefes de família que trabalham essencialmente da agricultura, através do programa de inclusão produtiva e outras de actividades geradoras de rendimento.
Em relação aos idosos, tendo em conta, que segundo ela, o município não tem problemas de idosos, definiu como prioridade o alargamento de pensão social aos que ainda não beneficiam desse programa do Governo.
No entanto, lembrou que os mesmos têm beneficiado do programa de Rendimento Social de Inclusão (RSI), que é um programa pontual e não duradouro como a pensão social.
“Penso que aqui as crianças estão bem cuidadas, não temos crianças em situação de rua e as pessoas da terceira idade também estão bem cuidadas e não temos problemas de idosos abandonados, porque os familiares cuidam dos seus idosos”, congratulou-se a governante, que promete uma “atenção especial” para este concelho que também sofreu com pandemia e seca.
Por sua vez, o presidente da câmara municipal, Ângelo Vaz, disse que vê “com bons olhos” a disponibilidade do Governo em ceder o antigo espaço do Instituto Cabo-verdiano da Criança e do Adolescente (ICCA) em Achada Leitão para ser transformando em centro comunitário/espaço para convivência de idosos, que outrora recebia jovens do sexo masculino de todo o País.
Outrossim, disse que a edilidade quer com a criação desse centro comunitário preservar a história desse espaço do ICCA que desde a década de 80 até o seu encerramento, há três anos, recebia jovens de sexo masculino.
Se tal acontecer, adiantou que o futuro espaço vai ainda albergar outros serviços ligados à área social da câmara.
Além do encontro com o chefe do executivo municipal, durante a sua estada neste município do interior de Santiago, Lídia Lima visitou jardins infantis de Picos Acima, Leitão Grande, Achada Leitão e o antigo espaço do ICCA, em Achada Leitão.
FM/CP
Inforpress/Fim