São Salvador do Mundo: Edilidade reitera compromisso de dotar município de um campo de futebol relvado (c/áudio)

Achada Igreja, 06 Jun (Inforpress) – O vereador da Juventude, Cultura e Desporto, Euclides Silva, reiterou hoje o compromisso da edilidade salvadorenha de dotar aquele município do interior de Santiago de um campo de futebol relvado, situado em Achada Leitão ainda este ano.

Em declarações à Inforpess, o autarca explicou que a edilidade está a negociar com o Governo o seu financiamento orçado à volta de 24 mil contos. Deste montante esperam contar com 18 mil contos do executivo e a câmara vai entrar com os outros oito mil contos para que a relva seja colocada ainda em 2019.

No entender deste responsável, a infra-estrutura desportiva vai trazer uma viragem para o desporto no concelho e ainda vai fazer com que a equipa local União dos Picos que milita na segunda divisão passe a jogar em casa, tendo ainda perspectivado o surgimento de mais equipas federadas e não federadas quer para o futebol masculino quer para o feminino de formação.

Euclides Silva disse acreditar que o campo relvado de Achada Leitão vai trazer uma outra dinâmica para o município, tendo em conta que, segundo ele, a sua falta tem “impactado” negativamente o crescimento dos Picos no futebol a nível da região Santiago Norte.

Ainda no que concerne ao desporto, a mesma fonte apontou a construção de duas placas desportivas, em Leitão Grande e Leitãozinho como outro “grande projecto” nesse sector a ser erigido ainda este ano, cujo processo de compra dos dois terrenos encontra-se numa fase avançada.

Sobre o desporto, disse ainda que a edilidade almeja dinamizar outras modalidades desportivas, além do andebol em que o município é “forte”, e ainda levar actividades físicas a todas as localidades.

Já no que se refere ao sector da juventude, o edil anunciou a realização no decurso deste ano da primeira edição da Semana Municipal da Juventude que vai ser marcada por formações e debates, versando temas pertinentes.

Realizações de actividades de ocupação de tempos livres no Verão, com destaque para torneios de futsal, são outras apostas da edilidade salvadorenha para a juventude.

Relativamente à cultura, informou que, no âmbito das actividades para comemorar os 14 anos da criação do município, assinalado a 19 de Julho, a edilidade prevê realizar concursos de batuco e de vozes para crianças e entre outras actividades culturais e desportivas para preencher o Verão.

Na ocasião, o vereador lembrou ainda que, no decurso deste ano, o mercado municipal de Achada Igreja vai ser reabilitado e transformado num centro cultural denominado “Mercado da Cultura”.

Trata-se, segundo o autarca, de um projecto financiado pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, no âmbito do programa “1 Auditório por 1 Município”, e através do Fundo do Turismo, num investimento de 8.000 contos.

FM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos