São Nicolau: Projecto Caminhar inicia formação em artesanato à procura de produto turístico “Made in São Nicolau”

Tarrafal de São Nicolau, 16 Set (Inforpress) – Vinte e um artesãos dos dois Municípios de São Nicolau recebem de hoje a sexta-feira, 20, uma acção de capacitação em artesanato ministrada por duas designer do Projecto TASA Loulé (Portugal).

A formação será ministrada nas instalações do Centro de Extensão Rural, na Galeria de Fajã, e o objectivo é capacitar e preparar novos artesãos a produzirem diversos tipos de produtos, com diversos materiais e segundo as artes tradicionais.

Durante cinco dias os artesãos estarão a receber a primeira fase da formação que consiste numa acção de diagnóstico para inventariação e partilha dos produtos identitários do artesanato local, dos materiais usados e das artes tradicionais aplicadas.

Depois deste levantamento vão aprender a desenvolver novos produtos com experimentação de estratégias de valorização/inovação, que permita uma comercialização junto de vários mercados, nomeadamente dos consumidores turísticos.

A segunda fase desta formação deve ocorrer de 18 a 29 de Novembro, na Casa d’Arte, na Ribeira Brava, em que se propõe aos artesãos iniciarem a produção dos protótipos de novos produtos concebidos na formação anterior.

O Projecto Caminhar, que visa promover e divulgar as potencialidades da ilha de São Nicolau na actividade do trekking,  custa em torno de 20 mil contos, 11 mil contos dos quais são assumidos pelo Ministério do Turismo, através do Fundo do Turismo, e da Cooperação Luxemburguesa.

DG/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos