São Nicolau: Largo Cimentinho recebe 1ª Noite de Violino e Violão véspera do Dia da Independência Nacional (c/áudio)

Tarrafal de São Nicolau, 1 Jul (Inforpress) –  A 1ª edição da Noite de Violino e Violão acontece a 4 de Julho, no largo de Cimentinho, um evento cultural promovido pela Câmara Municipal do Tarrafal como forma de mostrar a cultura de São Nicolau.

Segundo o vereador do pelouro da Cultura, Adildo Soares, São Nicolau tem uma tradição forte nestes dois instrumentos “que vem de há muito tempo” e, este evento surge como forma de chamar a atenção para os mais jovens pela importância destes na música cabo-verdiana quer a nível regional quer na cultura cabo-verdiana.

Em entrevista à Inforpress, Adildo Soares, explicou o formato deste evento, conforme explicou, será ao ar livre e de forma gratuita, a primeira parte do espetáculo compreende as guitarras e a segunda parte o do violino em que participarão artistas de São Nicolau.

De acordo com a mesma fonte, nesta primeira edição, a organização preferiu dar primazia aos artistas do “município do Tarrafal” e não trazer artistas internacionais como forma de “valorizar” aquilo que é local.

“No próximo ano, o nosso objectivo é tornar o evento a nível nacional e quiçá, futuramente, o projecto poderá vir a ser internacional” disse.

Relativamente aos preparativos, garantiu, que “está tudo pronto e encerrado” quer a nível de artistas, praticamente, o que falta é dar início ao evento que acontece no dia 4 de Julho, por volta das 20:30.

O público pode contar conforme o cartaz com nomes sonantes, designadamente, do município do Tarrafal consta Didi Rodrigues e Vá, Tomás Delgado e amigo, e da Ribeira Brava Reis.

Quanto aos grupos pode-se contar com Sinagoga do Tarrafal e Egídio de Estância de Brás. Ao todo serão seis violinistas, dois guitarristas e mais elementos do grupo.

A Noite de Violino e Violão, que consta da agenda cultural da Câmara Municipal do Tarrafal como forma de promover o município e a ilha de São Nicolau, esteve programada para acontecer a 31 de Maio, mas foi adiada “devido a alguns contratempos” disse.

Conforme explicou, a Câmara Municipal do Tarrafal entendeu assim, para dar início às festividades do município que acontece a 2 de Agosto.

Questionado sobre o que o público pode esperar deste evento respondeu que uma “noite tradicional à moda de São Nicolau”, e aproveitou para apelar e convidar a todos para participar nesta actividade.

A primeira edição Noite de Violino e Violão homenageia, este ano, a ilha de São Nicolau “a sua cultura e os seus artistas”.

DG/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos