Ribeira Brava, 09 Nov (Inforpress) – O Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e a Câmara Municipal da Ribeira Brava têm em marcha acções de formação para monitores de basquetebol e ciclismo, enquadradas na iniciativa Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude.
O delegado do IDJ na Região Norte, Adelino Duarte, disse que as acções de capacitação irão levar as modalidades de basquetebol e ciclismo a um patamar diferente, com fornecimento de ferramentas que, posteriormente, os monitores irão levar aos futuros atletas e, desta forma, as modalidades “certamente irão ser alavancadas.
Adelino Duarte realçou que o IDJ pretende criar condições para o desenvolvimento destas modalidades, utilizando técnicos “com crédito a firmados”, tanto a nível nacional como internacional.
“Hoje em dia o desporto em Cabo Verde começa a ser visto de forma diferente e dessa forma o IDJ quer credibilizar as diferentes modalidades e, com isso, está a utilizar técnicos com crédito e afirmados nacional e internacionalmente”, reforçou.
Também em declarações à Inforpress, a vereadora do Desporto e da Juventude da Câmara Municipal da Ribeira Brava, Maria Cabral, manifestou a importância que essas acções de capacitação irão trazer tanto para o desporto no município como na ilha.
A mesma fonte referiu ainda que apesar dos desafios é necessário capacitar as pessoas e prepará-las com ferramentas, de forma a incentivar a ativação de diferentes modalidades.
Vadilene Fonseca, participante da formação de monitores de basquetebol, realçou a importância desta formação, já que modalidade encontra-se há algum tempo inactiva no município.
Da mesma forma, o participante William Cosme enfatizou a importância desta iniciativa para desenvolver cada vez mais o desporto na ilha, já que é “sempre bom” diversificar modalidades, “ganhar experiências e passar para outros atletas.
O projecto é promovido pelo IDJ e pela Câmara Municipal da Ribeira Brava com apoio do Escritório Conjunto da PNUD, Unicef e UNFPA, no âmbito da iniciativa Cidade Capital Cabo-verdiana da Juventude.
A acção formativa estará sob a responsabilidade do vice-presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, José Luis Ribeiro, e do treinador principal da selecção de Cabo Verde de basquetebol, Emanuel Trovoada.
LS/AA
Inforpress/Fim