São Miguel: Secretária de Estado destaca “grande trabalho” da câmara para com pessoas mais vulneráveis (c/áudio)

Calheta, São Miguel, 20 Out (Inforpress) – A secretária de Estado da Inclusão Social destacou hoje o “grande trabalho” desenvolvimento pela autarquia micaelense para com pessoas mais vulneráveis, mormente crianças, idosos, pessoas com deficiência e mães chefes de famílias.

Lídia Lima falava à imprensa, em São Miguel, após a sua visita realizada na manhã hoje, com o objectivo de conhecer ‘in loco’ a realidade social do concelho, bem como inteirar-se dos projectos sociais implementados nesse município do interior de Santiago.

Relativamente às crianças, assegurou que a edilidade tem feito “grande trabalho” com o apoio do Governo, principalmente a nível dos transportes escolares, pré-escolar e creches.

No entanto, Lídia Lima admitiu a necessidade de o Governo reforçar o seu apoio para com o pré-escolar, tendo em conta que existem cerca de 1.147 famílias que estão no grupo 1 (famílias mais pobres ou extremamente pobre) do Cadastro Social Único (CSU), para que se possa abrir mais creches e para com o transporte escolar.

Tudo isso, segundo a mesma fonte visa garantir o sucesso escolar e evitar o abandono escolar.

Daí, anunciou que o Governo vai trabalhar em parceria com a autarquia para dotar esse município de centros dia em localidades específicas para que possam, igualmente, garantir o desenvolvimento social e cultural das crianças.

Sobre as pessoas de terceira idade, notou que a edilidade tem tido uma intervenção “muito forte” na reabilitação de casas, apoios pontuais, casas de banho e prestações de cuidados ao domicílio por parte de cinco cuidadores contratados pelo Governo.

Relativamente às mulheres chefes de família, de entre os vários projectos em curso que visam o empoderamento das mesmas, destacou o de inclusão produtiva do Ministério da Família, Inclusão e Desenvolvimento Social que beneficia 91 famílias, tendo anunciado o reforço desse projecto e de outros de actividades geradoras de rendimento.

Na ocasião, a secretária de Estado garantiu ainda que o Governo vai reforçar os apoios para que as câmaras municipais, neste caso, a de São Miguel, para que esta possa continuar a apoiar os grupos mais vulneráveis, mormente crianças, idosos, pessoas com deficiência e mães chefes de família.

Lídia Lima garantiu ainda que a implementação dos programas CSU e o Rendimento Social de Inclusão (RSI) vai ser continuada e reforçada, e que vão ainda analisar os outros potenciais beneficiários dos mesmos.

“O nosso objectivo máximo é reduzir a pobreza extrema, e as comunidades que têm uma população muito expressiva nas zonas rurais precisam de uma atenção forte por parte deste Governo, e, é nesse sentido que vamos actuar juntamente com as câmaras municipais, com uma estratégia clara de redução de pobreza extrema”, reiterou a governante.

É com foco na redução de pobreza extrema, que lembrou que o executivo tem estado direccionado para a infância, terceira idade, pessoas com deficiência e mulheres chefes de famílias.

Além do encontro com a equipa camarária liderada por Herménio Fernandes, durante a sua estada neste município do interior de Santiago, Lídia Lima visitou a Direcção da Família e Inclusão Social, o jardim infantil de Veneza, a creche Nova Geração, o ateliê de Costura de Cutelo Miranda e o centro de convivência “O cantinho da Dayane”.

FM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos