João Teves, 12 Nov (Inforpress) – A secretária de Estado da Inclusão Social, Lídia Lima, anunciou hoje que o Governo vai trabalhar em parceria com a Câmara Municipal de São Lourenço dos Órgãos para dotar esse concelho de uma creche municipal.
Lídia Lima avançou estas informações no final da sua visita realizada hoje, para constatar ‘in loco’ a realidade social do município e alguns projectos sociais implementados pelo Governo.
Além da necessidade deste município ter uma creche para crianças dos zero aos três anos, a governante comprometeu-se em trabalhar com a câmara municipal na reabilitação de quatro jardins, aumentar o número de cuidadores para idosos e, ainda, apoiar famílias vulneráveis e mulheres chefes-de-famílias, através do programa integrado de apoio às famílias e do programa de inclusão produtiva.
“Este é um investimento que tem de ser feito para conseguirmos ajudar as famílias a melhorarem as suas vidas e o problema do desemprego”, disse Lídia Lima garantindo que o Governo está em condições de alcançar tais propósitos em parceria com a câmara municipal a partir de 2022.
Tendo em conta que, segundo ela, São Lourenço dos Órgãos é um dos municípios “mais pobre” do País e que também está a sofrer com o problema da seca e da pandemia, assegurou que o mesmo vai receber uma “atenção especial” do executivo, até porque, lembrou, um dos objectivos do Governo é erradicar a pobreza extrema.
Na ocasião, Lídia Lima lembrou que o Governo e os parceiros internacionais têm vindo a produzir um conjunto de instrumentos para a área da infância, terceira idade e pessoas com deficiência, tendo destacado o manual de cuidados para as crianças dos zero ao9s três anos e a formação para cuidadores de idosos.
Por sua vez, o presidente da câmara municipal, Carlos Vasconcelos, mostrou-se satisfeito com a visita da secretária de Estado da Inclusão Social, que segundo ele serviu para apresentarem a situação social e “projectos importante” para o desenvolvimento desse município no mandato 2020-2024.
De entre os desafios, apontou o aumento de cuidadores de idosos, habitação social e reabilitação de jardins infantis.
Além do encontro com o chefe do executivo municipal, durante a sua estada neste município do interior de Santiago, Lídia Lima visitou jardins infantis de Pico de Antónia, Lage e Funcos Bandeira além da Fundação Sima Júlia.
FM/HF
Inforpress/Fim