Santo Antão: Zonas altas da cidade do Porto Novo com queixas de interrupção de água na rede

Porto Novo, 14 Abr (Inforpress) – Moradores nos bairros situados na parte mais alta da cidade do Porto Novo, em Santo Antão, continuam a queixar-se de rupturas de água na rede, uma situação que dizem enfrentar “há já muito tempo”.

Os utentes dos bairros como Alto São Tomé, Alto Peixinho, Galinheira, Chã de Matinho Norte e Chã de Viúva informaram que a água tem faltado, com alguma frequência, na rede, mostrando-se “preocupados” com essa situação.

A cidade do Porto Novo dispõe, há quase 20 anos, de uma rede de distribuição de água, que, além de ser obsoleta, apresenta muitas insuficiências, que fazem com que a água chegue a determinadas zonas deste centro urbano de forma irregular, informou a edilidade portonovense.

A rede, que abrange 84 por centro desta urbe, por ser antiga, apresenta, igualmente, perdas técnicas à volta de 50%, uma situação que, acreditam os responsáveis municipais, será atendida com a execução do projecto de água e saneamento para Santo Antão, que prevê a instalação de 25 quilómetros de conduta na cidade do Porto Novo.

A componente distribuição constitui o maior desfio ao sistema de abastecimento de água potável na cidade do Porto Novo, refere uma auditoria feita à rede de distribuição, que estima em 16 milhões de euros o montante dos investimentos, a curto, médio e longo prazo, na melhoria desta infra-estrutura, com 28 quilómetros de extensão.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos