Santo Antão/Santa Isabel: Pragas condicionaram sementeiras de batatas e do milho, segundo associação de agricultores

Porto Novo, 15 Set (Inforpress) – As sementeiras de batatas e do milho em Santa Isabel, na ilha de Santo Antão, foram, este ano, condicionadas pelas pragas, sobretudo dos mil pés, que infestam essa localidade, informou a associação local dos agricultores.

O presidente da Associação dos Agricultores em Santa Isabel, Benvindo Melo, disse que, além de batatas comum e doce, os mil pés também destruíram as sementes de milho, facto que deixou “desanimados” os lavradores locais.

Mesmo assim, graças às chuvas ocorridas em Agosto nessa zona alta de Santo Antão, muitos lavradores já estão na fase de monda, avançou a mesma fonte, que reconheceu, entretanto, que a colheita vai depender de novas precipitações ainda em Setembro ou nos princípios de Outubro.  

Em compensação, as culturas de café nessa zona apresentam-se em “bom estado”, o que leva os agricultores a perspectivar “boa produção” este ano, explicou este responsável.

Praticamente, todas as famílias em Santa Isabel exercem a agricultura de sequeiro, sendo o café, a batata comum, o milho e feijões as culturais mais praticadas.

JM/DR

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos