Porto Novo, 28 Nov (Inforpress) – A produção agrícola de sequeiro em Santa Isabel, na ilha de Santo Antão, foi nula não por falta de chuvas, mas por causa de pragas, informou hoje a associação dos agricultores locais.
Ao contrário de outras zonas altas da ilha de Santo Antão, Santa Isabel foi bafejada, este ano, com alguma chuva, mas as pragas, com destaque para os mil pés, fizeram com que a produção agrícola nesta zona tenha sido nula, explicou o presidente da associação, Benvindo Melo.
Por isso, defendeu este responsável, é necessário que se abra o emprego público nessa zona, como forma de minimizar as dificuldades das famílias nesta localidade, cuja actividade económica depende da agricultura de sequeiro e da pecuária.
Em compensação, as culturas de café nesta zona apresentam-se em “bom estado”, o que leva os agricultores a perspectivar, este ano, “uma boa produção”, explicou este responsável.
Praticamente, todas as famílias em Santa Isabel exercem a agricultura de sequeiro, sendo o café, a batata comum, o milho e os feijões as culturas praticadas.
JM/HF
Inforpress/Fim