Santo Antão: Primeiras rotas turísticas começam a ser sinalizadas no Porto Novo

Porto Novo, 30 Abr (Inforpress) – As primeiras quatro rotas turísticas, criadas no Porto Novo, Santo Antão, já estão a ser sinalizadas, num projecto que visa “servir o turismo sustentável” neste município e em Santo Antão, segundo a edilidade portonovense.

Chã de Morte/Alto Mira, Curral das Vacas/Morrinho D’Égua, Morrinho D’Égua/Monte Trigo e Monte Trigo/Tarrafal são as rotas que, desde segunda-feira, estão a ser sinalizadas no concelho do Porto Novo, conforme o vereador Valter Silva, que responde pelo pelouro de promoção económica.

Explica que o turismo é dos sectores da actividade económica neste município que tem merecido, da parte da autarquia, “grande importância”, com a construção de infra-estruturas de diversificação da oferta e de apoio ao turismo, mas também de informação e comunicação.

Trata-se de um trabalho, financiado através do Fundo do Turismo, que deve ficar concluído dentro de três meses, numa parceria com a Associação para a Defesa do Património de Mértola (Portugal) e do projecto Raízes (Redes locais para o turismo sustentável e inclusivo em Santo Antão).

Segundo Valter Silva, “pela primeira vez”, Porto Novo vai ter quatro rotas turísticas sinalizadas, um projecto que visa potenciar o turismo de natureza neste concelho, mas também responder a uma reivindicação dos operadores locais, quanto à sinalização dos itinerários turísticos.

A sinalização das rotas acontece numa altura em que Porto Novo já dispõe de quatro miradouros, um posto do turismo e um centro de interpretação do território, inaugurados nos princípios do mês de Março.

A Associação do Turismo de Santo Antão tem alertado para a necessidade de se proceder a obras de recuperação e sinalização da extensa rede de caminhos vicinais existente em Santo Antão, que constitui, a seu ver, “um dos principais activos económicos” desta ilha.

Todos os anos, entre Outubro e Maio, período em que ocorre a chamada época alta do turismo, “milhares” de turistas chegam a Santo Antão para caminhadas nesses trilhos, construídos ainda na era colonial.

Porto Novo recebe, entre 06 e 08 de Junho, um seminário internacional para debater o turismo sustentável em Santo Antão.

Segundo a câmara do Porto Novo, o propósito do seminário é trazer para Santo Antão especialistas na área do turismo sustentável para, juntos com as autoridades locais, debater o turismo sustentável na ilha e perspectivar estratégias de crescimento e consolidação deste tipo de turismo.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos