Santo Antão: Ponta do Sol vai ter Centro de Saúde para servir freguesia de Nossa Senhora do Livramento (c/áudio)

Ribeira Grande, 08 Abr (Inforpress) – O ministro da Saúde e da Segurança Social, Arlindo do Rosário, anunciou, durante a visita que terminou domingo a Santo Antão, que o Posto Sanitário da Ponta do Sol vai ser elevado à categoria de Centro de Saúde.

Trata-se de uma antiga reivindicação da população da Ponta do Sol que sempre quis ter um médico ao serviço daquela população e, segundo o ministro Arlindo do Rosário, o Centro de Saúde da Ponta do Sol irá servir toda a população da freguesia de Nossa Senhora do Livramento.

O presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Orlando Delgado, reagiu com satisfação ao anúncio do governante já que Ponta do Sol reúne todas as condições para ter um Centro de Saúde seja por ser uma cidade essencialmente turística seja por ser uma cidade com história no domínio da Saúde.

“O Posto Sanitário da Ponta do Sol já serviu de ‘hospital’ para toda a ilha de Santo Antão e foi onde trabalhou Agostinho Neto”, médico e líder da Independência de Angola, que, na altura, fazia a cobertura de toda a ilha daí que, no entender de Orlando Delgado, essa decisão seja “a reposição do estatuto dessa estrutura e um acto de justiça”.

Para a ilha de Santiago, Arlindo do Rosário anunciou que São Salvador do Mundo e São Lourenço dos Órgãos também vão passar a ter mais um médico.

O objectivo, segundo o governante, é que “nenhum concelho do país tenha menos de dois médicos” pelo que as coisas estão a ser preparadas pelo ministério com vista à colocação desses profissionais nas sedes desses dois concelhos da ilha de Santiago.

HF/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos