Santo Antão: Parlamentar do MpD diz ter garantias da ASA de que estudos do aeroporto são “bem animadores”

Porto Novo, 03 Abr (Inforpress) – O deputado do MpD (poder), eleito por Santo Antão, Damião Medina, disse que há garantias da ASA (Aeroportos e Segurança Área) de que “os dados” recolhidos, até agora, no âmbito dos estudos do aeroporto desta ilha são “bem animadores”.

Damião Medina informou que os parlamentares do Movimento para a Democracia, na sequência de um encontro mantido, semana passada, com a administração da ASA, na ilha do Sal, receberam a garantia de que são “bem animadores e positivos” os dados técnicos que estão a ser recolhidos, através de uma estação automática, instalada nas imediações da Casa de Meio, zona provável para a construção do aeroporto.

Em nota enviada à Inforpress, este deputado lembrou que a construção do aeroporto é “um compromisso” assumido pelo Governo e que já há estudos económicos que viabilizam essa infra-estrutura aeroportuária em Santo Antão, “em termos de ligações internas e regionais”.

“Ou seja, é economicamente viável esta infra-estrutura, na ilha. Mas, pensámos que se pode ir mais além, edificando um aeroporto internacional de médio porte, conforme é compromisso do actual Governo”, sublinhou o parlamentar do MpD, eleito por Santo Antão.

Além de estudos de viabilidade económica e de engenharia civil, são indispensáveis, igualmente, o levantamento de dados técnicos, como comportamento do vento, temperatura, pressão atmosférica e humidade, cumprindo assim as exigências, normas e regras de segurança impostas pelas autoridades internacionais da aviação civil.

Damião Medida considera que a edificação do aeroporto nesta ilha é “um factor importante” que alavancará a economia local, através da promoção do turismo e da criação de empregos.

O vice-primeiro-ministro assegurou, semana passada, no Porto Novo, que o Governo e as câmaras municipais de Santo Antão estão a trabalhar com os privados para viabilizar o aeroporto internacional desta ilha, que constitui “uma grande ambição” dos santantonenses.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos