Santo Antão: Luz eléctrica é um sonho da comunidade de Santa Isabel – líder associativo

Porto Novo, 07 Mai (Inforpress) – A electrificação da Santa Isabel, um dos povoados mais isolados em Santo Antão, representa “um grande sonho” que a população local gostaria de ver concretizado, informou hoje o presidente da associação de desenvolvimento dessa comunidade, Benvindo Melo.

“Luz eléctrica é o nosso grande sonho. A população gostaria de ver luz eléctrica em Santa Isabel”, sublinhou este líder comunitário, que elege a electrificação como uma das maiores aspirações das 30 famílias residentes nesse povoado, que, devido ao isolamento, tem estado a perder a sua população.

A conclusão da unidade sanitária de base nessa localidade constitui outro desejo dos moradores em Santa Isabel, segundo ainda Benvindo Melo, destacando, também, a degradação das habitações como uma outra preocupação desta zona.

Além da Santa Isabel, a luz eléctrica constitui ainda o “sonho” de outras comunidades em Santo Antão, que esperam concretizá-lo ainda neste ano de 2020,  em que o Governo prevê alcançar a cobertura de 100% nesta ilha, em termos de electrificação.

Espadaná e Matinho, no Planalto Leste, esperam, há dois anos, pela concretização da promessa das autoridades municipais de electrificar esses dois povoados, segundo Domingos Morais, porta-voz da população.

João Bento, em Ribeira dos Bodes, aguarda, igualmente, pela energia eléctrica, prometida pela edilidade portonovense e pela empresa de electricidade e água (Electra).

Segundo o Governo, a ilha de Santo Antão, com uma taxa de electrificação à volta de 97 por centro (%), pode ficar já em 2020 totalmente coberta com “energia eléctrica de qualidade”, ou seja, luz 24 sobre 24 horas, no âmbito do plano dos investimentos para esta região.

JM/ZS

Inforpresss/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos