Santo Antão: Janira Hopffer Almada exige condições para que famílias tenham mais e melhores rendimentos (c/áudio)

Ribeira Grande, 16 Abr (Inforpress) – A presidente do PAICV (oposição), Janira Hopffer Almada, exige que as famílias santantonenses tenham mais e melhores rendimentos com recurso a um investimento estatal para a multiplicação das unidades de transformação dos produtos agrícolas e pesqueiros.

A líder do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) defende que nas várias comunidades, onde haja essa especial vocação, se faça o necessário investimento na perspectiva de “mais e melhor agricultura”, mas sobretudo, na perspectiva de famílias com “mais e melhores rendimentos, com mais e melhores oportunidades, aproveitando o que de melhor existe no mundo rural”.

Janira Hopffer Almada diz-se, igualmente, preocupada com “a falta de respostas no sector das pescas” exemplificando com o caso da comunidade piscatória de Cruzinha onde disse ter constatado “uma absoluta ausência de investimentos que possam alavancar o sector das pescas”. “Nessa e noutras localidades”, precisou a líder do PAICV.

Janira Hopffer Almada assume que é necessário apoiar a pesca artesanal mas defende, sobretudo, a promoção da pesca industrial e semi-industrial com a necessária existência de um mecanismo específico para o financiamento que permita, por um lado, “a renovação da frota por forma a potenciar o aumento da captura” e, por outro lado, “a conservação e a transformação do pescado”.

É que, adiantou a líder do PAICV, em declarações à Inforpress, não é possível pensar em mais empregos e melhores empregos se não se apostar, promover sectores estratégicos para o desenvolvimento do país e tendo em consideração as potencialidades de cada uma das ilhas”.

Janira Hopffer Almada termina hoje à tarde a visita que efectua desde sábado à ilha de Santo Antão, no âmbito do programa “Ouvir Cabo Verde”, implementado para auscultar o país a partir das diversas ilhas e das diversas comunidades, “numa perspectiva de proximidade”.

“Trata-se de uma forma de aprofundar o nosso conhecimento sobre a situação real do país”, disse Janira Hopffer Almada, explicando que, em seu entender, ouvindo estará em condições de reforçar o papel do partido, mas sobretudo, permitir que o PAICV se transforme “na alternativa que o país precisa e este povo merece”.

HF/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos