Santo Antão/Grogue: 173 alambiques começam a ser desselados a partir de Janeiro 

Porto Novo, 24 Dez (Inforpress) – O período da industrialização da aguardente inicia-se a 01 de Janeiro, data a partir da qual os alambiques começam a ser desselados mediante apresentação da licença industrial por parte dos produtores, segundo a Inspecção-geral das Actividades Económicas (IGAE).

Existem em Cabo Verde 389 unidades de produção da aguardente, 173 das quais situadas em Santo Antão, ilha com uma área de 1.034 hectares coberta por cana de açúcar, e cuja produção anda à volta dos dois milhões de litros por ano (a nível nacional a produção estima-se em 4,5 milhões de aguardente).

Para o próximo período de industrialização, que decorre até Junho,  os produtores em Santo Antão esperam o reforço da fiscalização e pedem ao Governo que, neste ciclo, sejam tomadas medidas que restringem a importação do açúcar, uma preocupação, também, já manifestada à Entidade Reguladora Independente da Saúde (ERIS).

O Governo, através do ministro da Industria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, prevê para 2020 o reforço das actividades de fiscalização e “o aumento do nível das exigências” aos produtores em relação à melhoria das condições de produção.

Em 2019, de acordo com a IGAE, a ilha de Santo Antão conheceu “uma intensificação” das inspecções por parte das entidades competentes, período em que as acções de fiscalização em toda a ilha foram “dez vezes superiores” ao ano anterior (2018).

O ciclo 2020 de produção do grogue em Santo Antão deverá ficar ainda marcado pelo início do processo de certificação deste produto pelo  laboratório de Afonso Martinho, na Ribeira Grande, que está a ser preparado para o efeito.

O presidente da Associação dos Municípios de Santo Antão, Orlando Delgado, garante que o laboratório vai estar à disposição de Cabo Verde, estando esta associação a trabalhar com a IGAE para que este equipamento de análises e certificação de produtos esteja ao serviço dos produtores em todo o País.

JM/AA

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos