Porto Novo, 03 Nov (Inforpress) – O fornecimento de água nas zonas altas de Santo Antão foi já restabelecido para o alívio das populações que se encontravam, há já algumas semanas, privadas do precioso líquido.
Conforme o presidente da Associação Comunitária Luz Viva, Aristides Morais, os autotanques da Câmara Municipal do Porto Novo já retomaram o transporte de água, aliviando assim a falta do líquido precioso nas comunidades do Planalto Leste.
O presidente da Câmara Municipal do Porto Novo tinha informando que o problema de água no Planalto Leste ficaria resolvido no início desta semana, o que acabou por acontecer.
Também, as comunidades do Planalto Norte estão a ser abastecidas.
No quadro do programa Millennium Challenge Account (MCA) foi implementado o projecto de bombagem e adução de água ao Planalto Leste a partir da nascente de Losná, na Ribeira Grande, que está a diminuir o caudal por causa da seca que se faz sentir há cinco anos seguidos, nesta ilha.
O projecto permitiu criar alternativa de abastecimento de água às zonas altas a partir de Losná, mas acontece que, nos últimos anos, não tem chovido e a nascente está a secar, explicou o edil do Porto Novo, reconhecendo que “não há água em quantidade para abastecer as comunidades”.
Para amenizar o problema, os municípios têm feito “esforço possível” para levar água às localidades do Planalto Leste, através dos autotanques, avançou.
JM/ZS
Inforpress/Fim