Santo Antão: Delegada de Saúde confirma surto de conjuntivite na Ribeira Grande  

Ribeira Grande, 20 Out (Inforpress) — A delegada de Saúde da Ribeira Grande, Florentina Lima, confirmou hoje que as estruturas sanitárias já registaram alguns casos de conjuntivite no concelho, sem, no entanto, avançar números.   

A médica considerou que se trata de um surto e, neste sentido, afiançou que a Delegacia de Saúde da Ribeira Grande está a trabalhar no processo de divulgação das melhores formas de prevenção.   

“Agora o nosso foco é informar as pessoas sobre a doença para os preparar caso sejam infectados”, precisou Florentina Lima.   

Em Ribeira Grande, segundo a delegada e Saúde, há uma “suspeita” que a mudança de estação pode estar na origem deste surto e quando é assim, assegurou a mesma fonte, as autoridades sanitárias registam alguns casos de conjuntivite, mas “não como agora”.  

“Acreditamos também que seja a questão mecânica derivado da poluição, gazes e fumaça podem ser também um dos factores para este surto, mas sem descartar a parte infecciosa” salientou Florentina Lima.   

Neste sentido, a responsável apelou às pessoas que contraírem conjuntivite a lavarem as mãos frequentemente e evitar contacto com outras pessoas, num período de uma semana.   

“Caso detectarem algum problema nos olhos imediatamente devem procurar as estruturas de saúde para verificar as causas e tratamento” frisou Florentina Lima.   

A conjuntivite é uma doença que agride a parte mais superficial do olho, a conjuntiva.   

A inflamação pode ocorrer por vírus, bactéria ou mesmo em decorrência de alguma alergia. Os surtos de conjuntivite acontecem por a doença ser causada por um vírus com alto poder de disseminação e contaminação das pessoas.   

Os principais sintomas são intensos desconfortos, sensação de areia nos olhos, secreção, vermelhidão, lacrimejar, fotofobia, inchaço nas pálpebras e a coceira característica.   

Casos mais severos podem ter hemorragias conjuntivais e dor mais intensa.

Em geral, a conjuntivite pode durar cerca de uma semana, mas esse tempo pode variar conforme a inflamação causada nos olhos.   

A melhor forma de prevenção para a conjuntivite é lavar as mãos, principalmente, após frequentar locais públicos com alto fluxo de pessoas, com transporte público e escolas.  

LFS/AA 

Inforpress/Fim 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos