Cidade das Pombas, 14 Out (Inforpress) – O delegado de Saúde do Paul, Alexandre Alves, anunciou hoje que o concelho já tem neste momento sete casos positivos de covid-19 e ainda um caso considerado inconclusivo, cujo teste deverá ser repetido.
Conforme avançou o delegado em declarações à Inforpress, os primeiros cinco casos anunciados nesta terça-feira são todos derivados de um primeiro caso, cujo teste rápido deu positivo e que se refere a doente que se encontrava internado no hospital de Ribeira Grande e com sintomas do novo coronavírus.
“Este nos obrigou a realizar uma pesquisa dos contactos directos e indirectos e acabámos também por realizar uma campanha de despiste, que deu alguns testes rápidos positivos”, sustentou Alexandre Alves, adiantando que hoje já foram detectados mais dois casos positivos, de entre 43 testes PCR realizados.
Uma pesquisa, que segundo a mesma fonte, permitiu detectar sete infectados até agora e ainda um inconclusivo, cujo teste vai ser repetido.
“Mas, todos estão em isolamento domiciliar e assintomáticos”, garantiu, reiterando o apelo para que os paulenses reforcem as medidas higiénico-sanitárias, manter o distanciamento social e uso de máscaras obrigatório.
Alexandre Alves estendeu o apelo ainda aos participantes nas campanhas autárquicas para que tenham um “comportamento cívico e de protecção à covid-19 e que os seus simpatizantes e apoiantes evitem as aglomerações”.
O delegado de Saúde pediu ainda o apoio da Polícia Nacional para reforçar a vigilância em “locais de risco” existentes no concelho, como os bares e restaurantes e ainda o lugar chamado “Estádio da Luz”, situado no Paul de Baixo, onde tem havido “muita aglomeração de pessoas”.
As autoridades de Saúde, ajuntou, vão continuar com a investigação e seguimento dos contactos, realizando testes rápidos e de PCR para detectar os possíveis casos da covid-19.
Paul e a ilha Brava eram os últimos dos concelhos do País onde ainda não haviam sido registados infeccções do novo coronavírus, mas que entraram para as estatísticas nesta terça-feira.
LN/FP
Inforpress/Fim