Santo Antão com “grande expectativa” no projecto de água e saneamento que pode ser lançado dentro de um mês

Porto Novo, 10 Jul (Inforpress) – Os municípios de Santo Antão reafirmam a “grande expectativa” em relação ao projecto de abastecimento de água potável e saneamento para esta ilha, cujo lançamento, adiado já por algumas vezes, pode acontecer já em Agosto.

O projecto, financiado, desde 2018, pelo Banco Árabe para o Desenvolvimento em África (Badea), vai permitir a realização de investimentos, até 2022, de 10 milhões de dólares americanos (900 mil contos), na melhoria dos sectores de água e saneamento nos três concelhos de Santo Antão.

As câmaras municipais desta ilha, segundo o edil do Porto Novo, Aníbal Fonseca, aguardam “com grande expectativa” o arranque deste projecto que, acredita, vai resolver “definitivamente”, os problemas com os quais Santo Antão depara-se em termos de abastecimento de água e saneamento.

O grosso dos investimentos previstos acontece no município do Porto Novo, onde se prevê a construção de 20 quilómetros de rede de esgotos e mais de 300 ligações domiciliárias, bem como a montagem de uma estação de tratamento de águas residuais (ETAR), duas estações de bombagem, além de 200 fossas sépticas nas zonas rurais.

No domínio de água, o projecto prevê, ainda para Porto Novo, a construção de 25 quilómetros da rede de adução e distribuição de água, 3.500 ligações domiciliárias e construção/reabilitação de vários reservatórios.

Em Ribeira Grande, o projecto prevê a reabilitação de três reservatórios e três mil ligações domiciliárias, enquanto que no Paul serão feitas, com este projecto, duas mil ligações domiciliárias.

JM/ZS

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos