Santo Antão: Câmaras e Correios assinam protocolos de parceria para facilitar pagamento de pensões sociais

Porto Novo, 14 Abr (Inforpress) – O pagamento das pensões sociais aos beneficiários em Santo Antão fica, a partir de agora, mais facilitado com assinatura, esta semana, de protocolos de parceria entre as câmaras municipais desta ilha e os Correios de Cabo Verde (CCV).

No Porto Novo, a edilidade explica que o protocolo, assinado entre os presidentes da câmara e do conselho de administração dos CCV, Aníbal Faneca e Isidoro Gomes, respectivamente, permite apoiar a nível de logística os correios no pagamento das pensões aos pensionistas espalhados por todo o município.

A partir de agora, as pensões passam a ser regularizadas nas localidades onde residem os mais de um milhar de pensionistas, pondo fim assim “as grandes deslocações”, e os custos dai inerentes, a que estavam sujeitos os pensionistas.

A edilidade porto-novense vai disponibilizar espaços do município existentes nas diferentes localidades e ainda assegurar o transporte para que os responsáveis locais dos correios possam fazer este serviço “com qualidade e celeridade”.

No concelho do Paul, a autarquia firmou, também, um protocolo com os CCV para “aproximar as pessoas e instituições, oferecendo soluções de comunicação postal, céleres, seguras, personalizadas e competitivas”, segundo uma nota da câmara.

A parceria, segundo os responsáveis municipais, vai contribuir para “melhorar as condições de vida dos paulenses, mormente os pensionistas, facilitando-lhes o acesso e utilização dos serviços básicos”.

Neste momento, mais de 22 mil pessoas beneficiam da pensão social em todo o país, número que ao longo deste ano deverá aumentar para 23 mil pensionistas.

O valor da pensão social passou de cinco contos para seis contos, um aumento que, segundo o Governo, “traduz o compromisso” do Executivo “no reforço da protecção social à população em situação de vulnerabilidade económica e social”.

JM/CP

Inforpress/Fim

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos